Logudoro (balsa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
LOGUDORO
Logudoro
Logudoro ancorada em Cívita Velha, em Lácio
 Itália
Proprietário RFI - Rede Ferroviária Italiana S.p.A.
Fabricante Fincantieri - Estaleiros Navais Italianos S.p.A.
Homônimo Balsa ferroviária
Construção 1988
Lançamento 1988
Viagem inaugural 1988
Porto de registro Palermo
Estado Em serviço do grupo Ferrovias do Estado Italiano
Características gerais
Classe Balsa para o transporte de comboios, autoveículos, passageiros e carga
Tonelagem 6.505 t
Comprimento 145 m
Propulsão 2 motores GMT A420.6 diesel, 8.400 kW
Velocidade 20 nós (40 km/h)
Tripulação 12
Carga 998 passageiros

A “Logudoro” é uma balsa ferroviária pertencente à Bluvia, a divisão naval da RFI (Rede Ferroviária Italiana).

Atualmente presta serviços ao transporte de rotáveis ferroviários, autoveículos e passageiros no Estreito de Messina (a conectar Sicília, por Messina, ao continente, por Vila São João, na Calábria).

História operativa[editar | editar código-fonte]

Inaugrada em 3 de junho de 1988 pelos Estaleiros Navais de Castellammare di Stabia de Palermo, a Logudoro entrou em serviço no verão de 1988 sobre o eixo entre Cívita Velha (no continente, em Lácio) e Golfo Fígaros (na região insular da Sardenha); foi o último investimento das Ferrovias do Estado para renovar a frota na rota sarda.

Desde 2000, suprimido o transporte de passageiros para a Sardenha, vem reconvertida para apenas transporte de carros mercantis e habilitados, como embarcação para carga, a transportar a bordo não mais de doze pessoas (respeito aos ordinários 998 passageiros).

Cessado cada serviço regular para a Sardenha em 2008, fora transferida à Nápoles e subposta aos primeiros trabalhos de transformação para o adaptamento ao Estreito de Messina pelos Estaleiros do Mediterrâneo.

No mês de agosto de 2011, a embarcação chegou à Messina, onde foi subposta a ulteriores trabalhos pelos estaleiros do Arsenal Militar italiano. Renovada e reestruturada, a balsa entrou em serviço no Estreito no mês de julho de 2012.

Características técnicas[editar | editar código-fonte]

A Logudoro deferia em origem das gêmeas Villa e Scilla, projetadas para o Estreito, tendo serviços de hotelarias idôneos para afrontar mais de sete horas de navegação. É dotada com dois motores de 8400 kW, ao invés dos quatro menos potentes equipados em suas gêmeas, e de um sistema de estabilização mais sofisticado e idôneo para o mar aberto. A ponte principal da balsa tem quatro carris para um total de 378 metros lineares para o transporte de vagões ferroviários, enquanto a ponte superior dispõe de dois corredores e de duas pracetas de popa e proa para o transporte de cerca de setenta autoveículos.

Filme[editar | editar código-fonte]

Em 2002 a Logudoro foi protagonista, juntamente aos seus membros de elenco, do filme-documentário “A Última Corrida”, do diretor calharitano Enrico Pitzianti, onde vem documentada a última partida (quando houve a paralisação do serviço) das balsas ferroviárias da Sardenha até a península itálica.

Balsas gêmeas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.