LoliRock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
LoliRock
LoliRock (PT/BR)
LoliRock
Logótipo da série
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Musical
Fantasia
Magical girl
Duração 22 minutos
Criador(es) David Michel
Jean-Louis Vandestoc
País de origem  França
Idioma original francês
Temporadas 2/3 (Terceira ainda em Produção)
Episódios 52 (lista de episódios)
Produção
Diretor(es) Jean Louis-Vandestoc
Produtor(es) Jean Louis Vandestoc
Roteirista(s) Madellaine Paxson
Vozes de
  • Português:
    • Andressa Andreatto
    • Michele Giudice
    • Agatha Paulita
    • Alfredo Rollo
    • Samira Fernandes
    • Tatiane Keplmair
    • Priscilla Concepcion
    • Luiz Laffey
    • Matheus Ferreira
  • Francês:
    • Lisa Caruso
    • Léopoldine Serre
    • Kelly Marot
    • Karine Foviau
    • Gilles Morvan
    • Nessym Guetat
    • Hugo Brunswick
    • Fanny Bloc
    • Marie Nonnenmacher
Tema de abertura França "Rêve Idéal" por Cassandre Berger
Composto por Nobert Gilbert
Tema de encerramento (instrumental do tema de abertura)
Empresa(s) produtora(s) Marathon Media
Vida Spark Productions
Inspidea (1 Temporada - Presente)
Exibição
Emissora original França France 3
Brasil Gloob
Portugal Canal Panda
Estados Unidos Cartoon Network
Distribuição Zodiak Media
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 18 de outubro de 2014 – Presente

LoliRock é uma série animada de televisão desenvolvida pelos estúdios Marathon, produzida na França por Jean Louis Vandestoc e escrita por Madellaine Paxson. Feita em parceria com a France Télévisions, a série estreou em 23 de setembro de 2014 pelo France 3[1][2] A animação mistura elementos de fantasia, inspirados no gênero magical girl japonês, utilizado em animes como Sakura Card Captors, Sailor Moon e a saga Pretty Cure.

A animação conta as histórias de Iris, uma adolescente orfã, que ama música e dança. Certo dia, uma banda, que leva o nome da animação, chega a sua cidade para uma temporada de testes, aonde deve escolher o novo membro da Lolirock. Na verdade as garotas da audição eram princesas mágicas que estavam em busca dela . Quando Iris faz o teste, várias luzes mágicas aparecem, revelando que ela também é uma princesa do mesmo planeta. Mas diferentemente das outras ela era filha do rei e da rainha do planeta inteiro.As meninas precisavam de sua ajuda para livrar seu planeta de Gramor um homem mau que traiu seus pais para governar Ephidea. O único jeito de derrotá-lo era recuperar todas as pedras da coroa de sua mãe que foram enviadas a Terra no dia que Gramor dominou Ephidia . Quando as meninas conseguisem as pedras elas retornariam a Ephidea para derrotar Gramor. Mas para isso elas não poderiam revelar sua identidade para ninguém De repente, sua vida muda, e ela tem que se dividir entre a música e um reino desconhecido, que precisa de sua ajuda.[3]

Antes da estreia na televisão, houve uma apresentação do show pelo YouTube, no dia 17 de Outubro de 2013, aonde foram revelados os personagens do show, com narração em inglês da personagem principal, e a primeira música nomeada como Music Revolution.[4] A canção Firework da cantora norte-americana Katy Perry foi utilizada como fundo na primeira parte do vídeo. O show também ganhou uma conta no Youtube.

No Brasil marcou estreia em 25 de maio de 2015 pelo canal infantil Gloob[5], e a 2.ª temporada no entanto nunca foi estreada, devido à impopularidade da série, isso fez com que apenas a primeira temporada tenha sido traduzida para o idioma.

Em Portugal, a 1.ª temporada em 1 de abril de 2015 no Canal Panda[6][7], e a 2.ª no dia 1 de maio de 2017.[8][9]

A 3ª temporada de LoliRock foi anunciada pela primeira vez em 2023 por Jean-Louis Vandestoc no Instagram[10]. Ela ainda não tem data de estréia em nenhum País, mas Jean-Louis Vandestoc contou que provavelmente irá demorar em torno de 2 anos para ela ser lançada.

Piloto[editar | editar código-fonte]

A ação do programa é definida em um reino chamado Ephedia, que é retratado como uma utopia controlada por um homem chamado Gramor. No passado, o reino era governado por um rei e uma rainha, que são na verdade os pais da personagem principal, e que perderam o trono quando as Preciosas Pedras do Oraculo se perderam na Terra, que agora estão presos por Gramor, que é na verdade irmão do rei, e procura as Preciosas Pedras do Oraculo, que darão para ele o poder de controlar todos os mundos. Os governantes tem uma filha chamada Iris (que é a personagem principal), que depois do seu desaparecimento, ficou sendo cuidada por sua tia, na Terra.[3]

Alguns anos depois da conquista, Iris já é uma adolescente sonhadora, com uma voz bela e que cursa o ensino médio. A vida de Iris muda radicalmente quando ela descobre que a banda LoliRock esta fazendo testes para novas integrantes. Ela então decidiu que deve participar do teste. Assim que ela começa a cantar, ela é cercada pelo brilho de mil luzes mágicas! Mal sabia ela, que as estrelas do LoliRock, Talia e Auriana, estavam procurando a última princesa que estava faltando para o grupo, que vinha a ser a própria Iris. A menina então se junta ao grupo como vocalista, e descobre que ela é princesa de um reino chamado Ephedia. Além de turnês lotadas, elas também terão que salvar o mundo das forças do malvado Gramor, tentando juntar as pedras preciosas que devem ser colocadas na coroa de Ephedia, devolvendo o reino aos seus governantes originais.[11]

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

LoliRock foi anunciada em 2013 como uma série animada de 26 minutos de duração por episódio, produzida pela Marathon, em parceria com a France Télévisions e com o Disney Channel da França. Focada em crianças de 6 aos 12 anos, ela segue as aventuras de Iris, uma adolescente que divide a sua vida entre concertos com a sua banda de rock e a sua vida como princesa de um reino distante. A música é o foco principal do concerto, que foi planeado para ganhar um grande investimento da Marathon Media. Como parte do plano de marketing, a animação teria cinco vídeos animados lançados nas redes sociais e no YouTube, antes da estreia na televisão. Além disso, seriam lançadas bandas LoliRock nas principais regiões da França, e posteriormente de outros países onde o concerto deveria ganhar grandes proporções. A série é escrita por Madellaine Paxson, que trabalhou em animações famosas como Lilo & Stitch, Tarzan e Kim Possible.[13] A série teve um gasto de 22 milhões para a sua produção.[14] Patricia de Wilde, vice-presidente sénior da Zodiak Kids Consumer Products disse que o concerto destaca-se por mostrar a sua premissa desde o início, diferente da série Totally Spies, que não o fez. Ela também disse que no início, a produção pensou em fazer uma série em live-action, mas acabou por desistir da ideia por que considerava que o mercado de desenhos animados estava melhor para meninas, atualmente. A série estreou a 23 de setembro de 2014.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de episódios de LoliRock

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens principais de Lolirock, da esquerda para a direita: Auriana, Iris e Talia! E as novas personagens principais junto com Auriana, Iris e Talia são Lyna e Carissa

Lolirock[editar | editar código-fonte]

    • Iris: É uma menina de 15 anos, que vive em Sunny Bay, ela é loira com olhos azuis. Ela tem grande bondade e um sentimento de justiça que a vai ajudar muito no futuro. Iris tem um polegar verde, ela adora jardinagem. Ela gosta de cantar, mas cada vez que ela canta algo estranho acontece. Após uma reunião com Talia e Auriana, ela descobre que ela é a princesa Ephedia, um reino mágico governado por Gramor, e que o seu papel é o de recuperar as pedras-do-oraculo da coroa real. Esta salvaria Ephedia ao derrotar Gramor de uma vez por todas. Ela está apaixonada por Nathaniel. Sua finalidade está processando um pingente. Uma vez transformada, a cor de seu cabelo e sua roupa são cor de rosa, seu símbolo é o coração. Ela forma com Talia e Auriana uma banda: Lolirock. Iris é a cantora principal.
    • Talia: É a princesa de Síris. Ela tem 16 anos, cabelos castanhos e olhos cor de mel. É uma menina muito inteligente e séria. Presenteada com a magia, ela aprendeu feitiços mais complexos para Iris. Ela foi presa por Gramor antes de fugir para ir em busca da princesa Ephedia, com a ajuda de Auriana. Seu objeto de transformação é uma pulseira . Uma vez transformada, a cor de seu cabelo fica da cor azul claro e sua roupa é azul, seu símbolo é o cristal em forma de losângo. Na banda, Talia toca synth e canta.
    • Auriana: É a princesa de Volta. Ela tem 15 anos, cabelos ruivos e olhos verdes. Ela é borbulhante e alegre. Auriana aprecia o Doug, mas é uma princesa no coração de alcachofra. Foi ela quem teve a ideia de nomear o grupo LoliRock. Seu objeto de transformação é um anel. Uma vez transformada, a cor de seu cabelo e sua roupa são de cor laranja, seu símbolo é a lua crescente. Na banda, Auriana toca pandeiro meia lua (pandeirola) e canta.
    • Lyna: Lyna é a nova personagem principal em LoliRock . Ela estreia no episódio, "Home Parte I". Ela é a princesa do Borealis. A cor de sua joia mágica é jade. Seu motivo é o Fleur de Lys e seu item de transformação está localizado em seu cabelo. Ela principalmente usar feitiços de levitação no campo de batalha e usa um anel Chakram como sua arma .
    • Carissa: Carissa é a nova personagem principal em LoliRock . Ela estreia no episódio, "Home Parte I". Ela é a princesa do Calix . Sua cor é roxa . Seu motivo é uma estrela cintilante e seu item de transformação é uma braçadeira . Ela se destaca no combate corpo -a-corpo e usa umas maracas como sua arma usam principalmente no esmagamento seus adversários e lançar feitiços .

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Gramorr: Depois de ter traído o casal real, Gramor assumiu o controle da Ephedia, mas para ter o controle total sobre o reino, ele tinha de se apossar da coroa real, mas esta foi protegida por um feitiço. Agora com a coroa incompleta, Gramor envia Mephisto e Praxina para encontrarem as safiras que completam a coroa e a princesa Iris, é a única que pode parar o seu plano maligno.
  • Praxina: Irmã gêmea de Mephisto. Ela gosta de menosprezar as pessoas, especialmente os seus inimigos e seu irmão lembrando-lhe que ela nasceu antes. Ela tem um caráter forte e muitas vezes implica com o irmão. Ela é enviada à Terra por Gramor para evitar que as Princesas reunam as safiras. Sua cor é o vermelho.
  • Mephisto: Irmão gémeo de Praxina. Ele gosta de destruir as coisas. É um pouco brega e desajeitado, o que muitas vezes dificulta a sua irmã Praxina, gerando discussões. Ele é enviado à Terra por Gramor para evitar que as Princesas reunam as safiras. Sua cor é o verde.

Outros personagens[editar | editar código-fonte]

  • Tia Elen: adotou Iris quando ela era um bebê, quando ela foi enviada a Terra por sua mãe, a fim de manter ela segura. Tia Ellen é um tipo de pessoa agradável. Ela tem uma forte relação com Iris. Na segunda temporada, é revelado que ela também é uma Ephidian e que foi enviada à Terra juntamente com Iris como guardiã da princesa e que seu nome verdadeiro é Allira.
  • Nathaniel: É o melhor amigo de Iris, que ela chama de Nat. Ele é gentil e atencioso. Ele sempre procura incentivar com bondade e com um pouco de humor. Ele está apaixonado por Iris.
  • Amaru: É o mascote das Lolirock. Ele tem a capacidade de se transformar em um cavalo alado para ajudar as Princesas. Ele também tem o poder de criar uma arena especial para permitir às princesas, combaterem o mal longe dos civis.
  • Izira: É a irmã mais velha de Talia. Ela é forte e disciplinada assim como Talia, ela é muito poderosa e protegia um amuleto mágico que invocava todo o seu poder. Na noite em que o planeta Síris é destruído Izira é capturada por Gramor, ela estava presa nas profundezas escuras do principal castelo de Ephedia. Mas no episódio "De Volta pra Casa parte 1" ela encontra Tália e diz que conseguiu escapar com ajuda das novas princesas Lyna e Carissa.
  • Doug: É um dos maiores fãs da LoliRock. Ele tem um blog especial para a LoliRock,uma vez ele descobriu os poderes delas, mas as princesas conseguiram reverter a situação. Ele tem uma queda por Auriana.

Música[editar | editar código-fonte]

As músicas para o show serão produzidas pelo renomado estúdio Yellow Shark, e deve se tornar o ponto principal para o show. Também existiram bandas de verdade com a mesma aparência das três personagens principais nos principais locais aonde o show deve ganhar uma enorme quantidade de fãs.[15] Até agora, não foi informado quem serão as responsáveis pelas vozes das personagens principais.[16] A música do show será inspirada no gênero K-pop e nas músicas da cantora Katy Perry.[3]

A canção de abertura da série é "Rêve Idéal".

As canções foram compostas por Norbert Gilbert e YELLOWSHARK MUSIC, com as letras de Yasmin Shah e Philippe Félidat, e interpretadas por Cassandre Berger.[17]

Título Duração
França EUA Brasil Portugal
Pop Révolution Revolution Festa no Planeta Revolução Musical 3:06
Rêve Idéal Higher Bem Alto Deixa a música levar-te 2:58
Une Vie Magique We Are Magic Pura Magia Somos Magia 3:08
Amies Pour la Vie BFF BFF Para Sempre Amigas BFF Amizade Eterna 3:01
Planète Pop Celebrate Comemorar Celebrar 3:16

Mídias[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

Uma série de livros de romance será lançada pela Hachette Jeunesse, baseada no show, como parte do plano de marketing planejado pela Zodiak Kids Consumer Products, além de uma linha de materiais escolares, e um lançamento em home vídeo.[2]

Aplicativo para celular[editar | editar código-fonte]

O show também terá um aplicativo gratuito para celular com músicas, coreografias e karaokê relacionadas à série.[18]

Referências

  1. «Zodiak Kids to launch multiplatform animation series at miptv» (em inglês). Rapid TV News. 26 de março de 2013. Consultado em 16 de abril de 2013 
  2. a b «Zodiak Kids and Hachette Jeunesse sign LOLIROCK Publishing deal» (em inglês). Zodiak Media. 15 de outubro de 2013. Consultado em 2 de março de 2014 
  3. a b c Jenkins, Bob (1 de outubro de 2013). «Lolirock Gets Ready to Rock» (em inglês). License! Global. Consultado em 2 de março de 2014 
  4. Milligan, Mercedes (25 de março de 2013). «Zodiak to Launch 'LoliRock' at MIPTV» (em inglês). Animation Magazine. Consultado em 16 de abril de 2013 
  5. «LoliRock: animação francesa é adquirida pelo Gloob». ANMTV. Anmtv.xpg.uol.com.br. 8 de outubro de 2014. Consultado em 9 de outubro de 2014 
  6. «Portugal: LoliRock estreia em abril no Canal Panda». Universo Online. ANMTV. 16 de março de 2015 
  7. «Especial Páscoa no Canal Panda». Dreamia. 17 de março de 2015. Arquivado do original em 2 de abril de 2015 
  8. «Canal Panda». Facebook. Consultado em 7 de maio de 2017 
  9. «Canal Panda». Facebook. Consultado em 7 de maio de 2017 
  10. «Aviso da 3ª temporada.» 
  11. «LoliRock» (em inglês). Marathon Media. Março de 2013. Consultado em 16 de abril de 2013. Arquivado do original em 2 de abril de 2013 
  12. Franks, Nico (25 de março de 2013). «Disney rocks out in France» (em inglês). C21Media. Consultado em 16 de abril de 2013. Arquivado do original em 29 de março de 2013 
  13. Goldman Getzler, Wendy (25 de março de 2013). «Marathon to bring music to girls' ears with Lolirock» (em inglês). Kidscreen. Consultado em 16 de abril de 2013 
  14. «Global Village: Industry Highlights from Around the World». Variety (em inglês). Variety.com. 13 de abril de 2013. Consultado em 16 de abril de 2013 
  15. «Zodiak Kids Launches Ground-Breaking LOLIROCK at MipTV» (em inglês). Virtual Press Office. 25 de março de 2013. Consultado em 16 de abril de 2013 [ligação inativa]
  16. «Zodiak Kids: Lolirock debuta en MIPTV» (em espanhol). Prensario Internacional. 27 de março de 2013. Consultado em 16 de abril de 2013 
  17. «Lolirock - Mentions légales» (em francês). Lolirock.fr. 2014 
  18. Wolfe, Jennifer (14 de março de 2014). «Zodiak Appoints New French Licensing Agent for 'LoliRock'» (em inglês). AWN. Consultado em 23 de março de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]