Lorde Protetor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lord Protector de
Inglaterra, Escócia e Gales
Coat of Arms of the Protectorate (1653–1659).svg
Brasão de armas d'O Protectorado
Residência Palácio de Whitehall
Criado em 16 de dezembro de 1653
Primeiro titular Oliver Cromwell

Lorde Protetor (em inglês: Lord Protector ) é um título que tem sido utilizado pela lei da Grã-Bretanha para os chefes de Estado como um título particular em respeito de eles conduzirem a Igreja Anglicana e serem responsáveis da proteção.

Este foi dado a Oliver Cromwell como chefe dos protestantes que se opunham aos católicos britânicos, na Guerra civil inglesa e durante a sua governação d´ "O Protectorado", e algumas vezes foi utilizado para nomear postos de regência temporária, atuando na ausência do monarca.

Hoje, o monarca britânico detém os poderes do chamado Lorde-protetor, sendo o Lorde-protetor da Inglaterra com a Graça de Deus.

Brasil[editar | editar código-fonte]

O Lorde-protetor é citado no livro de Mario Henrique Simonsen, Legitimidade da Monarquia no Brasil, como sendo um interventor no Parlamento, papel assumido pelos monarcas portugueses desde Dona Maria I de Portugal, Brasil e Além-Mar até Dom Pedro II do Brasil. Deodoro da Fonseca tentou sê-lo no período republicano inicial intitulado República da Espada. Somente os soberanos deveriam assinar documentos do Parlamento. Houve somente duas exceções, no caso da Lei do Ventre Livre e da Lei Áurea, em que a Princesa Isabel os assinou, como regente de Pedro II.

Biografia[editar | editar código-fonte]

  • Legitimidade da Monarquia no Brasil, Mario Henrique Simonsen Editora Biblioteca do Exército e da Marinha do Brasil, 1967.
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.