Luís Vítor, Príncipe de Carignano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Luís Vítor
Príncipe de Carignano
Esposa Cristina de Hesse-Rotemburgo
Descendência Vítor Amadeu II
Leopoldina, Princesa de Melfi
Gabriela
Maria Luísa, Princesa de Lamballe
Catarina
Eugênio, Conde de Villafranca
Casa Saboia-Carignano
Nascimento 25 de setembro de 1721
  Hotel de Soissons, Paris, França
Morte 16 de dezembro de 1778 (57 anos)
  Palazzo Carignano, Turim, Sardenha
Enterro Basílica de Superga, Turim, Itália.
Pai Vítor Amadeu I, Príncipe de Carignano
Mãe Maria Vitória de Saboia

Luís Vítor, Príncipe de Carignano (Paris, 25 de setembro de 1721 - Turim, 16 de dezembro de 1778) liderou o ramo cadete da Casa de Savoia que reinou sobre o Reino da Sardenha, sendo conhecido como o Príncipe de Carignano de 1741 até sua morte. Após a extinção da linhagem principal da família, seu bisneto sucedeu ao trono real como o rei Carlos Alberto da Sardenha, enquanto seu trineto, Vítor Emanuel II, tornou-se o primeiro rei da Itália unificada.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Luís Vítor nasceu no Hotel de Soissons, o palácio francês pertencente a sua família. Seu pai era neto de Tomás Francisco, Príncipe de Carignano e, portanto, descendente de Carlos Emanuel I, Duque de Saboia e de Catarina Micaela da Áustria. Luís Vítor era duplamente descendente de Carlos Emanuel I, Duque de Saboia, pois sua mãe era filha ilegítima de de Vítor Amadeu II da Sardenha e de sua amante Jeanne-Baptiste d'Albert de Luynes.

Em 1741, o pai de Luís Vítor falece, fazendo dele o novo Príncipe de Carignano. O título foi criado em 1620 pelo duque Carlos Emanuel I de Saboia para seu filho mais novo, Tomás Francisco. O título fazia referência a comuna de Carignano.[1]

Luís Vítor perdeu a esposa em setembro de 1778 e morreu em 16 de dezembro de 1778 no Palazzo Carignano, a residência em Turim da família Saboia-Carignano. Desde 1835, o seu túmulo e de sua esposa está na Basílica de Superga, em Turim.

Precedido por
Vítor Amadeu I
Armoiries Savoie-Carignan 1656.svg
Príncipe de Carignano

1741 — 1778
Sucedido por
Vítor Amadeu II

Referências

  1. Wikisource-logo.svg Vários autores (1911). «Carignano». In: Chisholm, Hugh. Encyclopædia Britannica. A Dictionary of Arts, Sciences, Literature, and General information (em inglês) 11.ª ed. Encyclopædia Britannica, Inc. (atualmente em domínio público)