Emanuel Felisberto, Príncipe de Carignano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Emanuel Felisberto
Príncipe de Carignano
Esposa Maria Ângela Catarina d'Este
Descendência Vítor Amadeu I, Príncipe de Carignano
Casa Saboia-Carignano
Nascimento 20 de agosto de 1628
  Moûtiers, França
Morte 21 de abril de 1709 (80 anos)
  Palazzo Carignano, Turim
Pai Tomás Francisco, Príncipe de Carignano
Mãe Maria de Bourbon

Emanuel Felisberto de Saboia Moûtiers, 20 de agosto de 162821 de abril de 1709) foi um nobre membro da Casa de Saboia e Príncipe de Carignano de 1656 a 1709. Era filho de Tomás, Príncipe de Carignano e Maria de Bourbon.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Emanuel Felisberto nasceu surdo, em Moûtiers, a atual França. O fato dele ter nascido surdo preocupava imensamente sua família. No entanto, ele acabou aprendendo a se comunicar com os outros lendo os lábios e falando algumas palavras, embora com grande dificuldade.

Quando jovem, foi enviado ao padre espanhol Don Manuel Ramirez, um famoso professor de surdos na Espanha. Sob sua orientação, Emanuel Felisberto aprendeu a ler e a escrever, mostrando grande aptidão.

Aos vinte 20 anos, Emanuel Felisberto seguiu seu pai na última de suas campanhas na Lombardia, adquirindo grande prestígio, e dois anos depois foi nomeado coronel de cavalaria a serviço de seu primo distante Luís XIV de França.

Em novembro de 1701, ele representou o rei Filipe V de Espanha no casamento por procuração entre Filipe V e sua prima Maria Luísa de Saboia.[1] Ele também representou Luís, Duque da Borgonha no casamento por procuração da irmã de Maria Luía, a princesa Maria Adelaide de Saboia, mãe de Luís XV de França.

Emanuel Felisberto morreu em Turim em 21 de abril de 1709. Em 1836, seus restos mortais foram levados para a Igreja de San Michele della Chiusa.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Emanuel Felisberto casou-se com a princesa Maria Ângela Catarina d'Este, filho do general Borso d'Este, um membro da casa ducal de Módena, e Hipólita d'Este, sobrinha de Borso, de quem teve os seguintes filhos:

  • Princesa Maria Isabel de Saboia (1687 – 1767)
  • Princesa Maria Vitória de Saboia (1688 – 1763)
  • Príncipe Vítor Amadeu de Saboia (1690 – 1741)
  • Príncipe Tomás Filipe Caetano de Saboia (1696 – 1715)
Precedido por
Tomás Francisco
Armoiries Savoie-Carignan 1656.svg
Príncipe de Carignano

1656 – 1709
Sucedido por
Vítor Amadeu I

Referências

  1. Williams, H. Noel. «A Rose of Savoy, Marie Adelaide of Savoy, duchesse de Bourgogne, Mother of Louis XV». InternetArchive.org. Consultado em 15 de dezembro de 2009