Luigi Nono

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Luigi Nono
Nascimento 29 de janeiro de 1924
Veneza
Morte 8 de maio de 1990 (66 anos)
Veneza
Cidadania Itália
Cônjuge Nuria Nono-Schönberg
Filho(s) Silvia Nono
Alma mater Conservatório de Veneza
Ocupação compositor, maestro
Prêmios Prêmio de arte de Berlim
Movimento estético música clássica do século XX
Placa com o nome de Luigi Nono em Veneza

Luigi Nono (Veneza, 29 de janeiro de 19248 de maio de 1990) foi um compositor italiano de música contemporânea.

Casou-se com Nuria Schönberg, filha de Arnold Schönberg, o grande revolucionário da música da primeira metade do século XX. Nuria e Nono permaneceram juntos e casados até a morte do compositor.

Escola de Darmstadt[editar | editar código-fonte]

Criada por Wolfgang SteineckeNo em 1946 na cidade de Armstadt, a Escola Internacional de Verão promovia a ascensão da nova música. Música essa dedicada à composição serial (iniciada por Arnold Schoenberg). Foi nesse festival que Luigi Nono viria a conhecer compositores que – junto com ele – constituiriam a essência daquela vanguarda de pós-guerra: Karlheinz Stockhausen e Pierre Boulez.

Política e música[editar | editar código-fonte]

Luigi Nono passou a representar um dos compositores mais radicais desse grupo, muito devido a sua militância política. Seu interesse pela política era tanto que passou a combinar com frequência textos políticos radicais com música revolucionária. A sua ligação a Schöenberg foi bem para além do uso do serialismo nas suas primeiras obras; o indício mais evidente é o fato de sua primeira obra orquestral, estreada em Darmstadt em 1950, chamar-se Variazioni canoniche sulla serie dell'op.41 di Arnold Schoenberg; e obviamente, também por 5 anos depois, ter casado com Nuria, filha de Schöenberg.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]