Luize Valente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
LUIZE VALENTE
Luize Valente
Luize Valente e seu terceiro romance,
Sonata em Auschwitz,
publicado em 2017 pela Editora Record.
Nascimento
Rio de Janeiro, Brasil
Nacionalidade  Brasil Portugal Portugal
Ocupação Escritora
Documentarista
Principais trabalhos Do tempo em que voyeur precisava de binóculos (2019)
Sonata em Auschwitz (2017)
Uma praça em Antuérpia (2015)
O segredo do oratório (2012)
Prêmios Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com o romance O segredo do oratório (2013)

Prêmio de Melhor Documentário no Festival de Cinema Judaico de SP com A Estrela Oculta do Sertão (2005)
Gênero literário Romance
Romance histórico
Conto
Documentário
Página oficial
LuizeValente.com

Luize Mendes Pinheiro Valente, nascida no Rio de Janeiro, de ascendência portuguesa e alemã, é uma escritora e documentarista brasileira, reconhecida por seus romances históricos e por documentários premiados.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formada em Jornalismo e pós-graduada em Literatura Brasileira, pela PUC-RJ, Luize Valente é apaixonada por História, com especial fascínio por temas ligados à história judaica e aos refugiados em tempos de guerra.

É autora, com Elaine Eiger, do livro Israel: rotas e raízes (1999) e dos documentários Caminhos da Memória: a Trajetória dos Judeus em Portugal (2002) e A Estrela Oculta do Sertão (2005), ambos exibidos em vários festivais no Brasil e no exterior, bem como na televisão (Canal Brasil), constituindo importantes inventários do Judaísmo no Brasil e em Portugal. Com o primeiro ganhou o Prêmio de Melhor Direção de Documentário no New York Independent Film Festival de 2003 e com o segundo ganhou o Prêmio de Melhor Documentário no Festival de Cinema Judaico de São Paulo. O último foi ainda exibido na Mostra no Lincoln Center, em Nova York, e nos Festivais de San Diego, Jerusalém, entre outros.

A partir de 2012, envereda pela escrita ficcional, publicando na Editora Record o romance histórico O segredo do oratório (2012), com o qual foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2013. Já na sua 4ª edição no Brasil, foi traduzido e publicado também na Holanda pela editora Nieuw Amsterdam (2013).

Em 2015, foi lançado, igualmente pela Editora Record, seu segundo romance histórico, Uma Praça em Antuérpia (já na 3ª edição), o qual também atravessou o Atlântico: a edição portuguesa ficou a cargo da Editora Saída de Emergência.

Em 2016, escreveu sua primeira peça teatral, O Mundo Indecifrável, sobre o encontro de uma sobrevivente do Holocausto com uma refugiada síria da atualidade. A peça, em fase de pré-produção, será dirigida por Gilberto Gawronski.

Em 2017, lança seu terceiro romance histórico, Sonata em Auschwitz, publicado pela Editora Record no Brasil e pela Editora Saída de Emergência em Portugal (2018). O romance ganha traduções na França, Itália, Polônia e Albânia.

Também em 2017, os direitos de adaptação cinematográfica e televisiva de seus dois primeiros romances, O segredo do oratório e Uma praça em Antuérpia, foram adquiridos pelos produtores Breno Silveira (diretor de 2 Filhos de Francisco e Gonzaga: de Pai pra Filho) e Paula Fiuza (diretora do documentário Sobral).

Em 2019, lança seu primeiro livro de contos, Do tempo em que voyeur precisava de binóculos, publicado pela Editora Record.

Como jornalista, atuou na Globonews, na TV Globo, na Bandeirantes e no GNT, contando 25 anos de experiência em televisão cobrindo assuntos internacionais.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Documentários[editar | editar código-fonte]

  • A Estrela Oculta do Sertão, em co-autoria com Elaine Eiger (Brasil, 2005)
  • Caminhos da Memória: a Trajetória dos Judeus em Portugal, em co-autoria com Elaine Eiger (Brasil, 2002)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]