M1903 Springfield

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fuzil Springfield M1903

Springfield M1903 - Fuzil criado nos Estados Unidos da América no ano de 1903 foi a arma padrão do exército americano durante a Primeira Guerra Mundial, sempre muito apreciado por sua precisão.[1]

O nome Springfield vem do fato de que o seus antecessores da Guerra da Secessão (1861-1865) foram criados na cidade de Springfield. Cópia fiel do fuzil Mauser, utilizava-se de um ferrolho giratório manual e com a alça curva, e calçava o cartucho .30-06 americano, seu calibre era de 0,30 polegadas,seu peso era 3,94 kg,com um carregador interno de 5 projéteis e sua velocidade inicial era de 850m/s,e também tinha a sua versão com luneta. Era utilizado por Francos Atiradores em altos de prédios ou camuflados

Na Segunda Guerra Mundial, serviu aos EUA como arma de precisão pelos franco-atiradores americanos. Sua eficácia era indiscutível, tanto que a FEB, durante a campanha na Itália, equipou todos os soldados com o Springfield, à exceção dos sargentos, que eram equipados com o M1 Garand.

Apesar da sua idade, esta arma foi amplamente utilizada pelas tropas americanas junto com o M1 Garand, o Fuzil Automático Johnson e a Carabina M1, durante a Segunda Guerra Mundial. Também muito utilizado nas campanhas no pacífico, o springfield foi um dos mais precisos para sua época.

Referências

  1. "Rifles Springfield M1903 M1903A1 M1903A3 M1903A4 (USA)". Página acessada em 23 de dezembro de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.