Mafaldine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mafaldine
Mafaldine
Categoria Macarrão
País  Itália
Receitas: Mafaldine   Multimédia: Mafaldine

Mafaldine, também conhecida como reginette (italiano para "pequenas rainhas") ou simplesmente mafalda ou mafalde, é um tipo de massa em forma de fita.

História[editar | editar código-fonte]

Vem de Nápoles, onde já foram chamados de "Fettuccelle Ricce". Mafaldine foram nomeados em homenagem ao nascimento da Princesa Mafalda de Saboia (daí o nome alternativo "pequenas rainhas"). [1]

Mafaldine é preparado de forma semelhante a outras massas à base de fita, como linguine e fettuccine. É plano e largo, geralmente cerca de 1 cm de largura, com bordas onduladas em ambos os lados com uma ondulação nas pontas que permanece bem definida mesmo após o cozimento. [2]

Mafalde

Macarrão Mafalde ao estilo Penne alla vodka
Categoria Macarrão
País  Itália
Receitas: Mafalde   Multimédia: Mafalde

Tripoline[editar | editar código-fonte]

Tripoline Italiano: [tripoˈliːne]) é um tipo de macarrão tipo ribbon, semelhante ao mafaldine. É uma fita grossa estriada de um lado, [3] e é frequentemente encontrada em pratos de massa assados.

Acredita-se que esta forma de massa tenha se originado na região da Campânia, [4] onde, segundo a tradição popular, foi criada em Nápoles em homenagem ao rei Victor Emmanuel II.

Na década de 1930, a Itália Fascista celebrou seu império colonial criando novas formas de massas que lembravam suas possessões africanas: tripolina (Trípoli), bengazina (Bengasi), assabesi ( Assab) e abissina (Abissínia).

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]