Manfred Bukofzer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Manfred Bukofzer
Nascimento 27 de março de 1910
Oldemburgo
Morte 7 de dezembro de 1955 (45 anos)
Califórnia
Cidadania Alemanha, Estados Unidos
Etnia judeu
Alma mater Universidade de Heidelberg
Ocupação musicólogo
Empregador Universidade da Califórnia em Berkeley

Manfred Bukofzer (Oldemburgo, 27 de março de 1910Berkeley (Califórnia), 7 de dezembro de 1955) foi um humanista e musicólogo teuto-estadunidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bukofzer estudou na Universidade de Heidelberg e no Conservatório Stern em Berlim, mas deixou a Alemanha em 1933, quando foi para a Universidade de Basileia, Suíça, onde concluiu seu doutorado. Mudou-se para os Estados Unidos em 1939 e lecionou na Universidade da Califórnia, Berkeley de 1941 até o ano do seu falecimento.

Bukofzer é mais conhecido pela sua contribuição como historiador musical, particularmente do período barroco. Seu livro "Music in the Baroque Era" ainda é uma das obras de referência sobre o assunto, embora alguns historiadores contemporâneos considerem que ela possui uma tendência germânica; por exemplo, pelo fato minimizar a importância da Ópera (gênero musical italiano) durante o desenvolvimento do estilo no século XVII.

Além da música barroca, Bukofzer também era um especialista em música inglesa e em teoria musical do século XIV ao XVI. Seus outros interesses acadêmicos incluíam o jazz e a etnomusicologia.

Seleção de obras[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Sydney Robinson Charles. "Manfred F. Bukofzer", The New Grove Dictionary of Music and Musicians, ed. Stanley Sadie (London: Macmillan, 1980), III, 429-430.
  • David D. Boyden, In Memoriam: Manfred F. Bukofzer (1910-1955), The Musical Quarterly, Vol. 42, Nº. 3 (julho de 1956), pág. 291-301.