W. W. Norton & Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

W. W. Norton & Company é uma editora americana sediada em Nova Iorque. Ela pertence a seus funcionários desde o início dos anos 60. A empresa é conhecida por suas antologias (particularmente The Norton Anthology of English Literature) e seus textos da série Norton Critical Editions, ambos frequentemente atribuídos a cursos de literatura universitária.

História[editar | editar código-fonte]

As raízes da empresa datam de 1923, quando William Warder Norton fundou a empresa com sua esposa Mary Dows Herter Norton e se tornou seu primeiro presidente.[1] Na década de 1960, Mary Norton ofereceu a maior parte de suas ações a seus principais editores e gerentes.[2] D. Lunt assumiu o comando em 1945 após a morte de Norton e foi sucedido por George Brockway (1957-1976), Donald S. Lamm (1976-1994), W. Drake McFeely (1994–2017), e Julia A. Reidhead (2017-presente). Reidhead foi vice-presidente e diretor de publicações da divisão Norton College e ex-editor das Norton Anthologies.[3]

Publicação[editar | editar código-fonte]

W. W. Norton & Company é uma editora de propriedade dos funcionários nos Estados Unidos,[4] que publica ficção, não-ficção, poesia, livros de faculdade, livros de culinária, livros de arte e livros profissionais.[5]

Séries[editar | editar código-fonte]

Antologias da Norton[editar | editar código-fonte]

As Antologias da Norton compilam obras canônicas de várias literaturas; talvez a antologia mais conhecida da série seja a Norton Anthology of English Literature, até 2018, em sua 10.ª edição. As Antologias da Norton oferecem notas gerais sobre cada autor, uma introdução geral a cada período da literatura e anotações para todos os textos antologizados.

Norton Critical Editions[editar | editar código-fonte]

Como os clássicos Oxford World Classics e Penguin Classics, o Norton Critical Editions fornece reimpressões da literatura clássica e, em alguns casos, obras clássicas de não ficção. No entanto, ao contrário das edições mais críticas, todas as edições críticas do Norton fornecem uma seleção de documentos contextuais e ensaios críticos, juntamente com um texto editado. As anotações ao texto são fornecidas como notas de rodapé, e não como notas de fim.

Autores notáveis[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Norton History». W. W. Norton & Company, Inc. 
  2. «Norton History | W. W. Norton & Company». books.wwnorton.com 
  3. «News | W. W. Norton & Company». books.wwnorton.com 
  4. «Norton History». W. W. Norton & Company, Inc. 
  5. «Stock Page for W. W. Norton & Company». BusinessWeek.com 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]