Maria de França, Duquesa de Brabante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria
Princesa da França
Maria de França, Duquesa de Brabante
Representação do casamento entre Maria e Henrique de autoria de Jan van Boendale.
Duquesa de Brabante
Reinado 22 de abril de 12135 de setembro de 1235
Antecessor(a) Matilde de Bolonha
Marquesa de Namur
Reinado Agosto de 121015 de outubro de 1212
Predecessor(a) Margarida I da Flandres
 
Nascimento 1198
Morte 15 de agosto de 1238 (40 anos)
Sepultado em Abadia de Affligem
Cônjuge Filipe I de Namur
Henrique I de Brabante
Casa Capeto
Reginar (Loivana) (por casamento)
Pai Filipe II de França
Mãe Inês de Merânia

Maria de França (c. 1198 - 15 de agosto de 1238)[1][2] foi uma princesa de França por nascimento. Ela foi marquesa de Namur pelo seu primeiro casamento com Filipe I de Namur, e duquesa de Brabante pelo seu segundo casamento com Henrique I de Brabante.

Família[editar | editar código-fonte]

Maria foi a filha primogênita do rei Filipe II de França e de sua segunda esposa, Inês de Merânia.

Os seus avós paternos foram Luís VII de França e Adélia de Champanhe. Os seus avós maternos foram Bertoldo IV de Merânia e Inês de Rochlitz.

Ela teve um irmão mais novo: Filipe Hurupel, casado com Matilde II, Condessa de Bolonha.

Biografia[editar | editar código-fonte]

No ano de 1200, a princesa Maria ficou noiva do príncipe Alexandre da Escócia, o futuro rei Alexandre II, filho de Guilherme I da Escócia e de Ermengarda de Beaumont. Os noivos tinham apenas dois anos na época.[3] O casamento não ocorreu, contudo, tendo sido o noivado rompido em 1202.

Em seguida, ela ficou noiva de Artur I, Duque da Bretanha, sobrinho do rei João de Inglaterra, que era o herdeiro do tio, Ricardo I. O pai de Maria reconheceu o direito de Artur a muitas terras na França, porém, reconheceu João como o rei legítimo da Inglaterra. Eles noivaram em abril de 1202,[1] mas Artur acabou desaparecendo e possivelmente foi morto pelo tio João.

Por fim, foi assinado o contrato de casamento entre Maria e Filipe de Namur em agosto de 1206. Ele era filho de Balduíno V de Hainaut e da condessa Margarida I da Flandres. Eles se casaram em agosto de 1210, como uma jogada diplomática do rei Filipe II para ganhar terras em Hainaut e Flandres. Porém, o casamento não resultou em filhos, e Filipe faleceu em 15 de outubro de 1212.

A princesa se casou mais uma vez, em 22 de abril de 1213, em Soissons,[1] com o duque Henrique de Brabante, filho de Godofredo III de Lovaina e de Lutegarda de Sulzbach. Antes de Maria, ele tinha sido casado com Matilde de Bolonha, que morreu em 1210, com quem teve sete filhos.

Maria e Henrique tiveram duas filhas. Henrique faleceu em 5 de setembro de 1235.

Maria faleceu em 15 de agosto de 1238, com cerca de 40 anos, e foi enterrada na Abadia de Affligem.[4] Apesar de existir uma Maria enterrada na Igreja de São Pedro, em Lovaina, esta é Maria, consorte de Otão IV do Sacro Império Romano-Germânico, que era a primeira filha do duque Henrique com Matilde de Bolonha, e não a sua segunda esposa.[5]

Descendência[editar | editar código-fonte]

  • Isabel (c. 1213 – 23 de outubro de 1273)[6] foi casada com o conde Teodorico de Cleves, Senhor de Dinslaken, com queem teve duas filhas. Após a morte do primeiro marido, se casou com o conde Gerardo IV de Wassenberg, Senhor de Sprimont, como sua segunda esposa, e teve mais dois filhos;
  • Maria, que morreu jovem.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «FRANCE, CAPETIAN KINGS». fmg.ac 
  2. «Marie (Capet) Brabant (abt. 1198 - abt. 1238)». wikitree.com 
  3. Pollock, M.A. (2015). Scotland, England and France after the Loss of Normandy, 1204-1296. [S.l.]: The Boydell Press 
  4. Verbeke; Werner;, Mills; Ludovicus; Goossens; Jean (2005). Medieval Narrative Sources: A Gateway Into the Medieval Mind. [S.l.]: Leuven University Press 
  5. «BRABANT & LOUVAIN». fmg.ac 
  6. «Elisabeth (Brabant) de Brabant (abt. 1213 - abt. 1273)». wikitree.com 
  7. «Mathilde (Heinsberg) von Heinsberg (abt. 1136 - 1189)». wikitree.com