Mefentermina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mefentermina
Alerta sobre risco à saúde
Nome IUPAC N,2-dimethyl-1-phenylpropan-2-amine
Identificadores
Número CAS 100-92-5
PubChem 3677
DrugBank DB01365
ChemSpider 3549
Código ATC C01CA11
SMILES
Propriedades
Fórmula química C11H17N
Massa molar 163.26 g mol-1
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Mefentermina é um estimulante cardíaco usado em tratamento em tratamento de hipotensão arterial (pressão baixa) e, anteriormente, em preparações de descongestionantes nasais.[1]

A mefentermina pertence à classe dos estimulantes cardíacos adrenérgicos e dopaminérgicos que não fazem parte dos glicosídeos. Também é utilizado no tratamento de insuficiência cardíaca.

Mecanismo de ação[editar | editar código-fonte]

A mefentermina parece agir por estimulação indireta dos receptores β-adrenérgicos, provocando a liberação de noradrenalina de seus locais de armazenamento. É um agente com efeito inotrópico positivo no miocárdio. Com o aumento da velocidade de condução, o tempo de condução e o período refratário do nó AV diminuem, ao passo que ocorre dilatação artérias e arteríolas no músculo esquelético e leitos vasculares mesentéricos, levando a um aumento do volume de sangue proveniente do retorno venoso.

Seu início de ação é de 5 a 15 minutos por administração intramuscular e imediato com administração intravenosa. A duração de ação é de quatro horas com administração intramuscular e 30 minutos com administração intravenosa.

Indicação e dosagem[editar | editar código-fonte]

Para redução e manutenção da pressão arterial em estados hipotensivos pessoas adultas, a dosagem costuma ser de 30-45 mg em dose única, repetida conforme necessário ou seguida de infusão intravenosa de mefentermina a 0,1% em solução injetável de dextrose a 5%, com a velocidade e a duração da administração dependendo da resposta sintomática.

Para hipotensão materna após raquianestesia, a dose para adultos é de 15 mg em dose única, repetida se necessário.

Interações medicamentosas[editar | editar código-fonte]

A mefentermina antagoniza o efeito de agentes que reduzem a pressão arterial. Hipertensão grave pode ocorrer com inibidores da monoaminoxidase e possivelmente antidepressivos tricíclicos . Efeitos vasoconstritores podem aumentar quando administrada junto a alcalóides de ergot e ocitocina.

As interações medicamentosas potencialmente fatais são o risco de arritmia cardíaca em pessoas submetidas à anestesia com ciclopropano e halotano.

Contraindicações[editar | editar código-fonte]

É contraindicada em casos de pressão arterial baixa causada por fenotiazinas, hipertensão e feocromocitoma.

Referências

  1. Whittington RM (maio de 1963). «Mephentermine Sulphate as a Hypertensive Agent in General Practice». The Journal of the College of General Practitioners. 6 (2): 336–7. PMC 1878111Acessível livremente. PMID 14000433