Miguel Covarrubias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Miguel Covarrubias
Nascimento 22 de novembro de 1904
Cidade do México
Morte 4 de fevereiro de 1957 (52 anos)
Cidadania México
Irmão(s) Luis Covarrubias Duclaud
Ocupação pintor, caricaturista, historiador da arte, professor universitário, antropólogo, arqueólogo
Prêmios Bolsa Guggenheim
Empregador Universidade Nacional Autónoma de México

José Miguel Covarrubias (Cidade do México, 22 de novembro de 19044 de fevereiro de 1957) foi um pintor e caricaturista, etnólogo e historiador de arte mexicano. Insatisfeito com o seu início de carreira no México, mudou-se para Nova Iorque em 1924, desenhou para várias revistas de relevo, casou com a dançarina Rosa Roland e ali permaneceu até 1932 quando viajou para o Sudeste Asiático (Java, Bali, Vietname), África e Europa como bolseiro da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, e regressou à Cidade do México onde ensinou etnologia na Escuela Nacional de Antropologia e Historia.

O seu trabalho artístico e as suas caricaturas de celebridades apareceram nas revistas The New Yorker e Vanity Fair. A natureza linear dos seus desenhos influenciou grandemente outros caricaturistas como Al Hirschfeld. Fez várias ilustrações para a The Heritage Press as quais são muito procuradas por coleccionadores. Trabalhou também como ilustrador nas publicações de W.C. Handy. Entre 1942 e 1944 colaborou no jornal Dyn do artista austríaco Wolfgang Paalen.

Covarrubias é conhecido pela sua análise da arte pré-colombiana da Mesoamérica, particularmente a da cultura olmeca e a sua teoria da difusão cultural mexicana para o norte, particularmente para a cultura mississipiana. A sua análise da iconografia suportava de forma sólida a ideia de que os olmecas haviam precedido o período clássico anos antes de tal ser confirmado pela arqueologia. O seu interesse na antropologia ia para lá das artes e das Américas, tendo escrito uma completa etnografia da ilha de Bali, onde aliás viveu.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • The Island of Bali 1937
  • Mexico South 1946
  • The Eagle, the Jaguar, and the Serpent - Indian Art of the Americas; North America: Alaska, Canada, the United States 1954
  • Mezcala, Ancient Mexican Sculpture, with William Spratling & André Emmerich, 1956
  • Indian Art of Mexico and Central America 1957

Ligações externas[editar | editar código-fonte]