Saltar para o conteúdo

Mirmecofagídeos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Tamanduá" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Tamanduá (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTamanduá
Tamanduá-bandeira no Zoológico de Copenhague, na Dinamarca
Tamanduá-bandeira no Zoológico de Copenhague, na Dinamarca
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Xenarthra
Ordem: Pilosa
Subordem: Vermilingua
Família: Mirmecofagídeos
Gray 1825
Géneros
  • Myrmecophaga
  • Tamandua

Mirmecofagídeos (nome científico: Myrmecophagidae)[1] é uma família de mamíferos pertencentes à ordem Pilosa, conhecidos popularmente por tamanduás ou papa-formigas.[2] Vivem nas florestas e savanas das Américas Central e do Sul, desde o Belize até a Argentina.

Alimentam-se de formigas e principalmente de cupins (térmitas), que retiram dos cupinzeiros com a sua longa língua – chega a ter 50 centímetros de comprimento – alojada dentro de um focinho também afunilado. Para desfazer os cupinzeiros, os tamanduás têm garras fortes e curvas nas patas dianteiras, que lhes dificultam o andar.

O peso do tamanduá-bandeira adulto pode atingir quarenta e cinco quilogramas e seu comprimento, 1,80 metros, incluindo a cauda, que pode chegar à metade desse tamanho. Este tipo de tamanduá, o Myrmecophaga tridactyla, se encontra na categoria de Vulnerável A2cd (IUCN e MMA) pela perda de seu habitat. Suas fêmeas têm um único filhote por ano, muito pequeno e frágil, que é carregado nas costas da mãe até cerca de um ano de idade, tornando-se, assim, muito vulneráveis aos predadores. Outro grande problema que pode afetá-los é a destruição do seu habitat.

É quase cego e surdo, mas, por outro lado, tem excelente olfato. Ele pode sentir o cheiro de uma presa ou de um predador a dezenas de metros de distância.

"Tamanduá" é um termo derivado da palavra tupi tamãdu'á.[2][3]

Tipos de Tamanduá

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Mirmecofagídeo». Michaelis. Consultado em 19 de julho de 2021 
  2. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 643
  3. Sérgio Nogueira (13 de maio de 2014). «Palavras que vêm das línguas indígenas». Dicas de Português, G1. Consultado em 17 de maio de 2014 
Wikilivros
Wikilivros

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mirmecofagídeos