Moon Jong-up

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jongup
Jongup em um fan meeting, em 11 de março de 2017
Informação geral
Nome completo Moon Jong-up
Também conhecido(a) como Jongup, Dance Shindong, Moontos
Nascimento 6 de fevereiro de 1995 (23 anos)
Local de nascimento Seongnam, Gyeonggi
 Coreia do Sul
Gênero(s)
Ocupação(ões) Cantor, Dançarino
Instrumento(s) Vocais
Período em atividade 2012 - atualmente
Gravadora(s) TS Entertainment
Afiliação(ões)
Influência(s) Chris Brown
Página oficial Twitter Oficial
Instagram Oficial

Moon Jong-up (em coreano: 문종업; 6 de fevereiro de 1995) mais conhecido como Jongup (em coreano: 종업), é um cantor sul-coreano. Ele é integrante e dançarino principal do boy group sul-coreano B.A.P

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

1995-2011: Primeiros anos e início da carreira[editar | editar código-fonte]

Jongup nasceu em Seongnam, Gyeonggi, Coreia do Sul e tem dois irmãos mais velhos. Ele foi para o Sunae Elementary School e Sunae Middle School. Ele estudou e formou-se no Hanlim Multi Art School. Quando perguntado sobre como ele se tornou um cantor, Jongup comentou: "Dança tornou-se o meu passatempo no meu primeiro ano de ensino médio. Porque eu adorei a dança e começou a dar-me uma sensação de conforto, eventualmente, acabei indo para torneios. Depois que eu estava no palco e sentiu o fascínio do palco, e acabei optando por esta estrada. Eu agora estou frequentando uma escola de artes. O meu tempo como trainee na empresa, é de cerca de um ano". Em 2011, ele também apareceu em vídeos de música do SECRET como "Shy Boy" e "Starlight Moonlight" e do Bang&Zelo "Never Give Up".

2012–Presente: B.A.P[editar | editar código-fonte]

Em Março de 2011, a TS Entertainment já sinalizou que eles vão estrear uma boy band em 2012. Bang Yong-guk foi o primeiro membro a ser revelado no próximo boy band da TS Entertainment, com singles como "Going Crazy" e "I Remember". Em agosto de 2011, a TS Entertainment lançou o seu segundo membro, Kim Himchan e revelou que ele vai ser um mestre de cerimônias na MTV The Show. Em novembro de 2011, a TS Entertainment afirmou que vai estrear um sub-unit para a sua próxima boy band anteriormente conhecido como "TS Baby", com Bang Yong Guk e outro membro. Em 18 de janeiro de 2012, a TS Entertainment lançou a jaqueta de fotos para Youngjae e Himchan. B.A.P debutou em janeiro de 2012 com seu primeiro single "Warrior". Em 28 de janeiro de 2012, o grupo realizou o seu showcase concerto em Seul, Coreia do Sul, com mais de 3.000 pessoas compareceram ao show. Seu single de estréia teve aclamação da crítica como vários meios de comunicação apelidado de música e seu vídeo da música, "poderoso e carismático".

Arte e influências[editar | editar código-fonte]

Jongup é o principal dançarino e sub-vocalista do grupo. Ele é influenciado pela dança, Hip-Hop E R&B e citou Chris Brown como sua grande influência e um de seus ídolos, particularmente em canto e dança.