Morro dos Ingleses

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Morro dos Ingleses
Torres da Paulista.jpg
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Imigração predominante:  Estados Unidos[carece de fontes?]
Distrito: Bela Vista
Subprefeitura:
Região Administrativa: Centro

Morro dos Ingleses é um pequeno bairro nobre do distrito da Bela Vista na cidade brasileira de São Paulo. Está localizado em uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada de Espigão da Paulista.

Compreende a área entre a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, a Rua dos Ingleses, a Rua Almirante Marques de Leão, a Alameda Campinas e a Avenida Paulista. Limita-se com os bairros: Jardim Paulista, Bixiga e Bela Vista.

Em 1901 imigrantes ingleses e escoceses fundaram o São Paulo Country Club em uma área desabitada do alto do Bixiga. A segregação dos anglo-saxões e a exclusividade do clube fizeram com que populares chamassem a área de Morro dos Ingleses. Após a transferência do centro de lazer ao bairro do Jabaquara a região foi loteada, sendo fundado o bairro.[1]

Morro dos Ingleses e Jardim Paulista, delimitados pela Avenida Paulista. É possível visualizar a TV Gazeta e a Torre Cásper Líbero.

Trata-se, de forma geral, de um morro que compreende em seu topo um mini-bairro de classe alta com áreas de classe-média no em torno. De ocupação mista, não é tão comercial como sua vizinha, a Consolação.

Caracteriza-se arquitetonicamente por unir edifícios modernos com antigos casarões e sobrados históricos em ruas sinuosas com aclives e declives acentuados. Apresenta hotéis, teatros, restaurantes e edifícios de alto-padrão comerciais e residenciais, além da TV Gazeta e da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero localizados na Avenida Paulista, e da sede da Claro na Rua dos Ingleses.

O bairro é uma "Zona de Valor A", classificação do CRECI, tal como: Morumbi, Jardim América e Moema.[2]

Referências

  1. São Paulo: 450 bairros, 450 anos Por Levino Ponciano
  2. «Pesquisa CRECI» (PDF). 11 de julho de 2009. Consultado em 2 de agosto de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.