Nanda Ziegler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nanda Ziegler
Nome completo Joelma Fernanda Gomes da Silva
Nascimento 20 de julho de 1981 (42 anos)
Juiz de Fora, MG
Nacionalidade brasileira
Cônjuge Alexandre Avancini
Ocupação Atriz e produtora
Principais trabalhos
Página oficial
nandaziegler.com.br

Nanda Ziegler (nascida Joelma Fernanda Gomes da Silva; Juiz de Fora, 20 de julho de 1981)[1] é uma atriz e produtora brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nanda Ziegler iniciou com aulas de teatro, dança e fez comerciais para a tv. Nanda se mudou para a cidade do Rio de Janeiro e foi agenciada pela "Mega Model Brasil", trabalhando em comerciais e anúncios publicitários. Estudou no "Studio Escola de Atores". Também estudou com a preparadora e atriz Camila Amado, José Celso Martinez Corrêa (renomado diretor teatral), Fátima Toledo (preparadora de atores), Sérgio Penna (preparador de atores), entre outros. É casada com o diretor Alexandre Avancini[2] e juntos tem um filho chamado Enrico. Nanda é a filha mais nova de Carlos Alberto e Maria Aparecida Selma. Sendo a caçula de quatro filhas. Adotou o sobrenome Ziegler da avó paterna. É fluente em Português, espanhol e Inglês.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Nanda Ziegler debutou com personagens de grande sucesso na teledramaturgia brasileira. Em 2006 estreou na telenovela Prova de Amor, onde interpretou a garota de programa Gigi. Novela essa que alavancou a audiência da Rede Record. Em 2007 ganhou destaque com a abusada repórter Latífe, do núcleo de jornalismo da novela Vidas Opostas. Grande parte das cenas da novela foram gravadas na favela Tavares Bastos. Ainda em 2007 foi convidada para interpretar a vampira Bianca Fischer da trilogia Caminhos do Coração, Os Mutantes: Caminhos do Coração e Mutantes: Promessas de Amor. Devido ao grande sucesso a trilogia se estendeu aos anos de 2007 a 2009. Em 2011 Nanda deu vida a personagem Helena, vilã na telenovela brasileira Rebelde, produzidas pela Rede Record junto a Televisa. Em 2012 Nanda Ziegler produziu e escreveu o curta-metragem "Passagem do Tempo", com cenas rodadas em Los Angeles, CA. Em 2013 Nanda se entregou a personagem Naamá, na história bíblica de José do Egito (minissérie). Nos Estados Unidos a minissérie foi exibida em espanhol no canal Mundo Fox com o título José de Egipto. A minissérie teve cenas gravadas no Chile no Deserto do Atacama, Egito, Israel e no RecNov. Em 2013 Nanda interpretou a stripper Chuchu, em Pecado Mortal (telenovela). Novela do renomado autor Carlos Lombardi. Já em 2014 Nanda atuou no longa-metragem "O Tempo Feliz Que Passou" de André da Costa Pinto. Ainda em 2014 Nanda co-produziu e atuou no curta-metragem "Aspirina para Dor de Cabeça" de Philippe Bastos. Em 2015 Nanda interpreta mais um grande personagem, a sofredora Judite, na primeira novela bíblica do Brasil Os Dez Mandamentos (telenovela).

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas
2005 Prova de Amor Gigi
2006 Vidas Opostas Latife
2007 Caminhos do Coração Bianca Fischer
2008 Os Mutantes: Caminhos do Coração
2009 Mutantes: Promessas de Amor
2011 Rebelde Helena Ambrust
2013 José do Egito Naamá
Pecado Mortal Chuchu
2015 Os Dez Mandamentos Judite

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas
2013 Passagem do tempo Sophia Curta-metragem
2015 O Tempo Feliz Que Passou[3] Marli
2016 Aspirina Para Dor de Cabeça[4] Graziela Garcia Curta-metragem
Os Dez Mandamentos - O Filme Judite

Referências

  1. «Nanda Ziegler IMDB profile at». www.imdb.com. Consultado em 23 de Março de 2005 
  2. «Casamento de Nanda Ziegler e Avancini». caras.uol.com.br. Consultado em 28 de Maio de 2008 
  3. «Nanda roda filme na Paraíba». Consultado em 3 de abril de 2014 
  4. «Aspirina para dor de cabeça». portacurtas.org.br. Consultado em 25 de junho de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]