Narcótico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O termo narcótico (do grego: νάρκωσις, "estupefação", "torpor") refere-se a uma variedade de substâncias que fazem adormecer e reduzem ou eliminam a sensibilidade (chama-se a esse estado narcose). Em medicina, o termo designa apenas o ópio, os derivados do ópio e os seus substitutos sintéticos ou semi-sintéticos (opioides ou opiáceos), usados como anestésicos.

Em termos legais, narcótico é qualquer tipo de droga cujo uso é proibido ou permitido somente com prescrição médica - tais como heroína, codeína, morfina e tramadol.[1][2][3]

A morfina é a droga padrão para aliviar a dor, sendo portanto usada na avaliação das outras drogas narcóticas. Drogas naturais e sintéticas semelhantes à morfina são largamente empregadas tanto contra dores agudas de curta duração — resultantes de cirurgias, fraturas, queimaduras, etc — como contra dores persistentes — nos casos de pacientes terminais de câncer, por exemplo. Narcóticos deprimem o sistema nervoso central e produzem assim sonolência e acentuada redução na sensibilidade à dor. Como efeitos colaterais, produzem náusea e vômitos, prisão de ventre, coceira, rubor, contração das pupilas e depressão respiratória.

Outras substâncias, embora possam ser legalmente referidas como narcóticos são, do ponto de vista técnico farmacológico, completamente diferentes das derivadas do ópio. A cocaína, por exemplo, produzida a partir da folha de coca não é um narcótico mas um estimulante do sistema nervoso central.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a manufatura e a distribuição de opiáceos medicinais são estritamente controladas pelo governo federal. Legalmente, esses produtos são disponíveis apenas para uso médico. Os distribuidores dessas drogas são registrados nos órgãos federais e devem cumprir com os regulamentos quanto à guarda segura do narcótico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. NIH.gov Retrieved November 10, 2015
  2. Oxford Dictionaries (note definition 1.1 (medicine))  Retrieved November 10, 2015
  3. Children's Hospital of Philadelphia Retrieved November 10, 2015


Ícone de esboço Este artigo sobre farmácia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.