Natan Sharansky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Natan Sharansky.jpg

Natan Sharansky (antes conhecido como Anatoly Shcharansky ou Анатолий Щаранский, em russo) nasceu em 1948 em Donetsk, Ucrânia (ainda União soviética), no seio de uma família judia. Foi um símbolo da dissidência soviética e o primeiro preso político libertado por Mikhail Gorbachev.

Licenciado em Matemática aplicada pelo Instituto Tecnológico de Física de Moscou e sobrevivente do Gulag soviético, onde passou oito anos. Foi assistente do conhecido físico, dissidente soviético e ativista dos Direitos Humanos, Andrei Sakharov. De março de 2003 até maio de 2005 foi ministro de Assuntos da Diáspora do governo israelense, servindo sucessivamente como primeiro-ministro em funções de Israel, ministro da Habitação e Construção desde março de 2001, ministro do Interior e ministro de Comércio e Indústria. Em abril de 2005 se demitiu do gabinete de Ariel Sharon como protesto pela retirada unilateral da Faixa de Gaza.

Em 15 de dezembro de 2006, o presidente dos EUA George W. Bush outorgou-lhe a Medalha da Liberdade, a máxima condecoração que pode receber um civil nos Estados Unidos. Venceu Garry Kasparov em uma partida de Xadrez.

Obras[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.