Navilouca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Navilouca foi uma revista de poesia e arte de vanguarda brasileira, que circulou apenas uma edição, em 1974[1].

Histórico[editar | editar código-fonte]

Inspirados pelas publicações do Concretismo, como Noigandres e Invenção, os poetas Torquato Neto e Waly Salomão elaboraram em 1971 o projeto de uma revista que revelasse a produção poética experimental do Brasil da época, influenciada pelo Tropicalismo e pela contracultura.

A revista teve projeto gráfico de Óscar Ramos e Luciano Figueiredo. Em formato grande (27 x 36 cm), apresentava-se já na capa como "edição única", funcionando como uma antologia de poetas experimentais. No enanto, o grupo não conseguiu reunir os recursos necessários para imprimir e distribuir a sua criação.

Torquato morreu em 1972, sem conseguir ver a revista publicada. Com a intermediação de Caetano Veloso, Waly conseguiu que André Midani, executivo da Polygram, apoiasse a ideia. Navilouca foi finalmente lançada em 1974 e oferecida como brinde de Natal a clientes da gravadora. Em 1975, alguns exemplares foram distribuídos e vendidos em livrarias[2].

Navilouca é uma palavra-poema criada por Waly Salomão, inspirada na Stultifera Navis (Nau dos insensatos), descrita por Michel Foucault no livro História da Loucura.

Colaboradores[editar | editar código-fonte]

Influência[editar | editar código-fonte]

Navilouca é o título de uma canção de Pedro Luís[4], incluída no primeiro álbum do grupo Pedro Luís e a Parede, Astronauta Tupy (1997) e no CD/DVD Navilouca ao Vivo (2010)[5].

Referências

  1. ANDRADE, Paulo. Torquato Neto: uma poética de estilhaços. Annablume, 2002, pág. 164
  2. KHOURI, Omar. Revistas na era pós-verso: revistas experimentais e edições autônomas de poemas no Brasil, dos anos 70 aos 90. Atelie Editorial, 2004, pág. 21
  3. Dossiê Navilouca. Organizado por Cezar Bartholomeu, Inês de Araújo e Ronald Duarte. Revista Arte & Ensaios, janeiro de 2012
  4. Navilouca. Pedro Luís e a Parede
  5. Discografia. Pedro Luís e a Parede

Ligações externas[editar | editar código-fonte]