New age (música)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o movimento filosófico-religioso, veja New age (movimento).
 Nota: Não confundir com New wave.
New Age
Origens estilísticas Música clássica
Música eletrônica
Música concreta
Rock progressivo
Música do mundo
Krautrock
Música de vanguarda
Folk
Música ambiente
Minimalismo
Contexto cultural Final da década de 1960 na Europa
Instrumentos típicos piano, sintetizador, sampler, sequenciador, computador, instrumentos de cordas, ready-made (obtidos de canto dos pássaros ou das baleias, queda de água etc), instrumento étnicos e folclóricos, violão, flauta, harpa, cítara, tamborim, tabla, órgão, efeitos de estúdio
Popularidade Mundial, muitas vezes relacionadas com a Nova Era
Formas derivadas Post-rock
Gêneros de fusão
Celtic fusion - Poema sinfônico - Biomúsica - Post-rock

A música New Age, também conhecida como música da Nova Era, é um gênero musical que se caracteriza por uma melodia suave, utilizando-se de sons instrumentais (harpa, teclados, flauta, violão, órgão), vozes etéreas e sons da natureza. É muito usada para meditação e tem no movimento New Age sua mais importante influência ideológica. Este gênero musical busca despertar sentimentos de harmonia, paz interior e valorização da natureza (animais, plantas, recursos minerais).

Influências e temas[editar | editar código-fonte]

Kitaro

De 1968 a 1973 músicos Alemão Holger Czukay (um ex-aluno de Karlheinz Stockhausen, Popol Vuh e Tangerine Dream produziram vários trabalhos com sons experimentais e texturas construídas com instrumentos acústicos, elétricos e eletrônicos. Sua música, referida como "cósmica", pode ser considerada como music Ambient ou música New Age , dependendo do ponto de vista. Em 1968, o flautista e clarinetista do jazz, Paul Horn, visitando a Índia com The Beatles e Brian Wilson, gravados sozinhos, acompanhados por sua voz e flauta, que é considerada a primeira gravação do nova era: dentro do Taj Mahal.

Mais tarde Brian Eno definiu o estilo e os padrões da música Ambient de uma maneira que poderia ser facilmente fundida e co-desenvolvida com os estilos de muitos músicos, como Robert Fripp, Jon Hassell, Laraaji, Harold Budd, Cluster, Jah Wobble do final 1970 até hoje.

História[editar | editar código-fonte]

A música New Age surgiu na década de 1960, no contexto do desenvolvimento da cultura hippie, baseada em valores como liberdade, respeito, paz e amor. Uma das principais vertentes da New Age é a Space Music, conhecida pelas obras sobre temas espaciais criadas na década de 1970 e 1980, por artistas como Vangelis e Jean Michel Jarre. Os temas espaciais são produzidos através de texturas eletrônicas e sons sintetizados. A cantora irlandesa Enya, o tecladista grego Yanni o músico japonês Kitaro e Shinnobu em 2018 são atualmente os principais expoentes do gênero.

Artistas significativos do gênero[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre New age (música)
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.