O Colecionador de Ossos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Colecionador de Ossos
'The Bone Collector'
Cartaz promocional
Estados Unidos
1999 •  cor •  118 min 
Direção Phillip Noyce
Roteiro Jeremy Iacone
Baseado em The Bone Collector,
de Jeffery Deaver
Elenco Denzel Washington
Angelina Jolie
Queen Latifah
Michael Rooker
Mike McGlone
Género suspense · drama
Idioma inglês

The Bone Collector (bra/prt: O Colecionador de Ossos)[1][2][nota 1] é um filme norte-americano de 1999, dos gêneros suspense e drama, dirigido por Phillip Noyce, com roteiro de Jeremy Iacone baseado no romance The Bone Collector, de Jeffery Deaver.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O tetraplégico e ex-perito criminalista Lincoln Rhyme se une a uma policial novata, Amelia Donaghy, para investigar os crimes de um assassino serial que deixa sempre sua assinatura: remove ossos dos esqueletos de suas vítimas. Rhyme está imobilizado em uma cama e assistido por uma enfermeira, mas se comunica com Amelia por telefone enquanto ela examina os vários locais dos crimes, em busca de pistas e rastros que coleta e relata a seu parceiro.

O assassino se disfarça de motorista de táxi em Nova Iorque e sequestra e mata seus passageiros. As primeiras duas vítimas são um casal, Alan e Lindsay Rubin. Amelia encontra o corpo soterrado de Alan ao lado de velhos trilhos de trem da Guerra Civil. Próximo do corpo está um pacote de papel. Amelia descobre uma pegada e tira uma foto. Analisando as pistas os detetives depois encontram Lindsay ainda viva e amordaçada numa canalização de vapor subterrânea, mas não conseguem impedir a armadilha do assassino e a mulher morre escaldada. O assassino deixa outras pistas no local do crime, que são encontradas por Amélia.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

The Bone Collector teve recepção mista por parte da crítica especializada. Com índice de avaliação de 28% em base de 85 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: "Um talentoso elenco é desperdiçado em uma tentativa branda de um filme de suspense sobre serial killer".[3] No Metacritic tem uma pontuação de 45% em base de 33 avaliações profissionais.[4]

Notas

  1. Antes da vigência do Novo Acordo Ortográfico, este filme foi exibido em Portugal como O Coleccionador de Ossos. Com o Acordo, deixou de existir a consoante muda na palavra "coleccionador", igualando o título de exibição em Portugal ao do Brasil.

Referências

  1. «O Colecionador de Ossos». Brasil: CinePlayers. Consultado em 6 de abril de 2019 
  2. «O Colecionador de Ossos». Portugal: CineCartaz. Consultado em 6 de abril de 2019 
  3. «The Bone Collector» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 9 de maio de 2014 
  4. «The Bone Collector» (em inglês). Metacritic. Consultado em 9 de maio de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.