Oggy et les Cafards

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Oggy e as Baratas Tontas
Oggy et les Cafards
Oggy (SIC K) / Oggy e as Baratas (Boomerang) (PT)
Oggy e as Baratas Tontas (BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração 7 minutos (aprox.)
Criador(es) Jean-Yves Raimbaud
País de origem  França
Idioma original francês
Produção
Empresa(s) produtora(s) Gaumont Film Company
Xilam
Exibição
Emissora original France 3 (temp. 1 e 2)
Canal+ Family (temp. 3 e 4)
Gulli (temp. 5-)
Transmissão original 6 de outubro de 1998 - presente
Temporadas 7
Episódios 425

Oggy e as Baratas Tontas é uma série de desenho animado francesa ("Oggy et les Cafards") criada pela Nelvana e Gaumont Film Company (antigamente) e Xilam.

Nos Estados Unidos, a série estreou pela Nickelodeon em 1998 e 2015, depois foi exibido pelo Nicktoons em 2016 e 2018. A série também estreou pela extinta Fox Kids nos anos 90 aos anos 2000.

No Brasil, a série estreou em TV fechada no Cartoon Network em 1998, tanto no bloco. Cartoon Z@um até ao início de 2010. A série depois foi mais tarde repetida na TV fechada, tanto no TV Boomerang (conhecido hoje Boomerang) no resto de janeiro de 2010 até ao dia 28 de fevereiro de 2020. Na TV aberta, foi exibida pela TV Globo no bloco TV Colosso (episódio piloto) e pela TV Globinho (temporadas 1-5). Mais tarde, foram exibidos em TV aberta pelos canais TV Cultura, TV SBT (agora conhecido como SBT), TV Futura, TV Gloob e pela Band (no bloco Band Kids). Foi também exibido em TV fechada pelo Tooncast nos anos 2000 até aos anos 2010.

Em Portugal, foi exibida pela SIC em nos anos 90 até aos anos 2000 no bloco Buéréré, depois estreou pela TVI em 2000 e 2001 no bloco Batatoon. A série depois foi exibida pela extinta MTV Europa em 2002 e 2003, mas a série foi exibido pelo Cartoon Network no dia 28 de janeiro de 2003 até 1 de julho de 2003. A série foi depois exibida pela MTV no dia 1 de julho de 2003 até ao dia 18 de fevereiro de 2014 nos blocos Hora Cartoon e Cartoon Canal. Atualmente é exibida pela SIC K em 2009, mas o canal parou de exibir a série em meados de 2020. Também é exibido pelo Boomerang, mas também parou de ser exibido.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Oggy, um gato, preguiçoso e azul, costuma passar seus dias assistindo TV e comendo, mas há em sua casa 3 baratas que perturbam a sua paz: Joey, Dee Dee e Marky. Eles comem a comida do Oggy. O trio adora complicar a vida de Oggy e de seu primo Jack.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Os principais personagens são:

  • Oggy: um gato azul que sempre está correndo atrás das três baratas.
  • Olivia: uma gata branca que sempre está apaixonada pelo Oggy.
  • Wendy: é a avó do Oggy. Ela também ajuda a pegar as baratas.
  • Joey: a barata roxa e rosa. É o líder do trio.
  • Marky: uma barata cinza e verde, e não é muito inteligente.
  • Dee Dee: uma barata violeta e alaranjada, é muito comilão.
  • Jack: é o primo de Oggy. É verde, metido e sempre está com Oggy para combater as três baratas.
  • Monica: Gata azul, namorada de Jack, irmã de Oggy, e adora esportes radicais.
  • Bob: Cachorro marrom, e sempre que Oggy cai lá ele leva uma surra do Bob.
  • Os nomes das baratas que vivem atazanando a vida do gato Oggy (Joey, Dee Dee e Marky) são uma homenagem aos músicos Joey Ramone, Dee Dee Ramone e Marky Ramone, integrantes da lendária banda de punk rock novaiorquina Ramones.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Em 14 de março de 2015, o TMZ informou que um jovem espectador apontou uma breve imagem de um cartaz no fundo com os seios expostos de uma mulher, mostrados no episódio "(Un) happy Camper!", Que foi transmitido pela Nickelodeon nos Estados Unidos. no mesmo dia, com alguns pais reclamando do incidente na rede. No entanto, a série foi ao ar num intervalo de tempo (2:30 pm ET / PT) no canal antes que a maioria das crianças em idade escolar chegasse da escola, então o incidente não ganhou a atenção da mídia. A série continuou no ar na Nickelodeon naquele período de tempo até os episódios da temporada se esgotarem, e foi ao ar na rede parceira Nicktoons até 1 de maio de 2015, provavelmente apenas para fins contratuais devido ao acordo mundial da Nickelodeon para a série que exige uma exibição em suas redes americanas. Para futuras exibições do episódio em todo o mundo e no canal oficial Oggy no YouTube, a imagem do pôster foi substituída por uma cena de praia neutra.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]