Ondjiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ondjiva
Flag-map of Angola.svg
Província Cunene
Características geográficas
Área 20 255 km²
População 211 000 hab. (2014)
Densidade 10 hab. hab./km²

Ondjiva está localizado em: Angola
Ondjiva
Localização de Ondjiva em Angola
17° 04' " S 15° 44' " E{{{latG}}}° {{{latM}}}' {{{latS}}}" {{{latP}}} {{{lonG}}}° {{{lonM}}}' {{{lonS}}}
Prefixo telefónico 244
Projecto Angola  • Portal de Angola

Ondjiva, antiga Vila Pereira d'Eça ou Vila Pereira de Eça (em honra de António Pereira de Eça), é uma cidade em Angola, capital da província do Cunene, província mais ao sul de Angola. No passado, a cidade foi destruída durante a Guerra Civil Angolana e pela aviação de Exército Sul-Africano. Sua reconstrução só foi possível dar início depois do advento de paz, em 2002.  Ondjiva teve um crescimento lento,. no qual contou em 2011 com pouco mais de 10000 habitantes. Oriundos não apenas da região, mas também de outras partes do país. Apesar da sua reduzida dimensão demográfica, a cidade já acusa indícios de um processo de formação de classes. [1].   A base económica da cidade são actividades comerciais e de serviços. Ela é a sede do governo provincial e de uma diocese católica. Desde 2009/2010 alberga um pólo da Universidade Mandume, do Lubango.


Geografia[editar | editar código-fonte]

Ondjiva conta com uma extensão superficial de 4 980, e um número estimado a 95 618 habitantes, no que se inclui uma densidade de 19 hab/km².[2]

A cidade conta com uma recem-criada Escola Politécnica Superior, pertecente a Universidade Mandume Ya Ndemufayo (do Lubango), no qual se estuda as carreiras de licenciatura em biologia, engenharia , agropecuária, licenciatura em enfermaria e licenciatura em laboratório clínico. A mesma elabora um claustro maioritáriamente Cubano.

Historia[editar | editar código-fonte]

Durante a guerra civil, a cidade foi alvo frequente da aviação do Exército Sul-Africano, sendo grande parte dela destruída.

Mandume foi o último Rei da região de Lingua Bantu, no qual faleceu no ano de 1917.


Paragem no Aeroporto 11 de Novembro (de Ondjiva), em 2008

Naturais de Ondjiva[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cristina Udelsmann Rodrigues, From familiy identity to social classes: Urban stratification in Angola (Luanda and Ondjiva), Journal of Southern African Studies, 33 (2) 1997, pp. 235-250
  2. Info-Angola [1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.