Saltar para o conteúdo

Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham
Ordinariatus Personalis Nostrae Dominae Walsinghamensis
Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham
Localização
País Inglaterra e País de Gales
Arquidiocese metropolitana Imediatamente sujeita à Santa Sé
Estatísticas
Área 151.174 km²
Informação
Rito Uso anglicano do Rito Romano
Criação 15 de janeiro de 2011
Padroeiro(a) São John Henry Newman
Governo da diocese
Bispo David Artur Waller
Bispo emérito Mons. Keith Newton
Jurisdição Ordinariato pessoal para anglicanos
Página oficial Ordinariato Nossa Senhora de Walsingham

Ordinariato Pessoal Nossa Senhora de Walsingham (em inglês: Personal Ordinariate of Our Lady of Walsingham) é uma circunscrição eclesiástica pessoal da Igreja Católica no território conjunto de Inglaterra e País de Gales. É o primeiro Ordinariato pessoal para anglicanos erigido a fim de receber ex-fiéis anglicanos em plena comunhão com a Igreja Católica, mantendo suas tradições próprias, desde que em conformidade com a doutrina católica. Pertence à Conferência Episcopal de Inglaterra e País de Gales.

Anglicanorum Cœtibus

[editar | editar código-fonte]

A Constituição Apostólica Anglicanorum Cœtibus é a resposta do Vaticano para as preocupações e pedidos vindos de dentro da Igreja Católica, particularmente das paróquias de Uso Anglicano; das Igrejas anglicanas que estão fora da Comunhão Anglicana, especialmente a Comunhão Anglicana Tradicional; e dos sectores anglo-católicos dentro da Comunhão Anglicana (nomeadamente do movimento Forward in Faith).

Os ordinariatos pessoais "são erigidos pela Congregação para a Doutrina da Fé dentro dos confins territoriais de uma determinada Conferência Episcopal, depois de ter consultado a própria Conferência".[1] Os ordinariatos têm uma "personalidade jurídica pública" e são "juridicamente assimilados a uma diocese", sendo constituídos por "fiéis leigos, clérigos e membros de Institutos de Vida Consagrada ou de Sociedades de Vida Apostólica, originariamente pertencentes à Comunhão Anglicana e agora em plena comunhão com a Igreja Católica, ou que recebem os Sacramentos da Iniciação na jurisdição do próprio Ordinariato".[2]

De acordo com a Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus, do Papa Bento XVI, e após cuidadosa e estudada consulta à Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales, a Congregação para a Doutrina da Fé erigiu a 15 de janeiro de 2011 o primeiro ordinariato. O Decreto de Ereção especifica o nome de Personal Ordinariate of Our Lady of Walsingham (Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham) e o coloca sob a proteção do, na época Beato, São John Henry Newman,[3] que foi um cardeal convertido ao catolicismo, um grande expoente do Movimento de Oxford, beatificado por Bento XVI em sua visita à Inglaterra no final de 2010 e canonizado pelo papa Francisco em 13 de outubro de 2019.[1]

No mesmo dia, Bento XVI nomeou o Pe. Keith Newton primeiro Ordinário. Aos 17 de março do mesmo ano, o ordinário foi elevado a Monsenhor Protonotário Apostólico[4] e os demais membros do Conselho de governo, os presbíteros John Broadhurst e Andrew Burnham, a Monsenhores prelados de honra. Somente o Ordinário recebeu o privilégio previsto para ex-bispos anglicanos de usar as insígnias episcopais, como mitra, báculo, cruz peitoral etc.

Recebida na Igreja Católica na mesma Missa Crismal que os três supracitados padres e suas respectivas esposas, a Society of Saint Margaret in Walsingham[5] (Sociedade de Santa Margarida em Walsingham) é a primeira Comunidade de Vida Religiosa do Ordinariato. Fundada pelo ministro anglicano John Mason Neale, a Sociedade teve seu carisma fortemente marcado pelo Movimento de Oxford. Sua espiritualidade, conforme o site oficial do ordinariato,[5] é de "adoração diária, vida comunitária e recitação do Ofício Divino em coro, além da devoção ao Santo Nome de Jesus [cuja festa litúrgica se celebra no dia 2 de janeiro)] e serviço ao necessitado, em especial, os peregrinos da jornada espiritual em busca do Senhor".

Em matéria de 28 de dezembro de 2011, o periódico The Daily Telegraph[6] afirma que só no primeiro ano, 60 clérigos e cerca de mil fiéis leigos entraram na Igreja Católica através do Ordinariato Nossa Senhora de Walsingham; e mais 20 clérigos e 200 leigos são esperados para o ano de 2012.

Nome Período Notas
Ordinários
David Artur Waller 2024- Atual
Mons. Keith Newton 2011-2024 Ordinário emérito
  1. PAPA BENTO XVI (2009). «Anglicanorum Coetibus» (I, 1). Santa Sé. Consultado em 4 de outubro de 2010 
  2. PAPA BENTO XVI (2009). «Anglicanorum Coetibus» (I, 3-4). Santa Sé. Consultado em 4 de outubro de 2010 
  3. «Ereção do Ordinariato». Consultado em 16 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 21 de janeiro de 2011 
  4. «Sobre o Ordinário». Consultado em 16 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 15 de janeiro de 2012 
  5. a b «Comunidade religiosa». Consultado em 16 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 4 de maio de 2011 
  6. Esperados mais centenas de defecções da Igreja da Inglaterra