Dicastério para a Doutrina da Fé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dicastério da Igreja Católica
Coat of arms Holy See.svg
Dicastério para a Doutrina da Fé
 
Dicasterium pro Doctrina Fidei
Imagem de Dicastério para a Doutrina da Fé
Dicasterium pro Doctrina Fidei
Ereção Canônica: 21 de julho de 1542
Prefeito: Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.J.
Secretário: Armando Matteo (Seção Doutrinal)
John Joseph Kennedy (Seção Disciplinar)
Oficial Dom Frei Joseph Augustine Di Noia, O.P.
Oficial Dom José Luis Mollaghan
Oficial Pe. Matteo Visioli
Oficial Dom Charles Jude Scicluna
Página oficial: Congregação para a Doutrina da Fé
Emérito: Gerhard Ludwig Cardeal Müller
Site: {{{site}}}
Santa Sé · Igreja Católica
Projeto Catolicismo · uso desta caixa

Dicastério para a Doutrina da Fé (em latim: Dicasterium pro Doctrina Fidei) é o mais antigo dos dezesseis dicastérios da Cúria Romana, um dos órgãos da Santa Sé. Substituiu a Suprema e Sacra Congregação do Santo Ofício ou Congregação para a Doutrina da Fé, que anteriormente chamava-se Suprema e Sacra Congregação da Inquisição Universal da Idade Moderna e era responsável pela criação da Inquisição em si.

O Dicastério para a Doutrina da Fé engloba a Comissão Teológica Internacional e a Pontifícia Comissão Bíblica. Está sediada no Palazzo del Sant'Uffizio, na Piazza del Sant'Uffizio, em Roma.

História[editar | editar código-fonte]

Suprema e Sacra Congregação da Inquisição Universal foi fundada pelo Papa Paulo III em 21 de julho de 1542, com o objetivo de defender a Igreja da heresia. É historicamente relacionada com a Inquisição. Até 1908 era denominada como Sacra Congregação da Romana e Universal Inquisição quando passou a se chamar Suprema e Sacra Congregação do Santo Ofício. Em 7 de dezembro de 1965, após o Concílio Vaticano II, o órgão foi novamente reformado durante o pontificado de Paulo VI sendo substituído pela organização atual.

Este órgão encarregava-se de averiguar casos de apostasia e heresia entre os católicos, principalmente aqueles pertencentes ao próprio clero. O julgamento implicava penas como prisão, excomunhão, uso de vestes que identificassem o herege etc. Além disso, ao contrário do que comumente se afirma, a pena de morte era evitada e concedida apenas na minoria dos casos, mesmo porque o perdão era concedido àquelas pessoas que se arrependessem durante o julgamento. Neste ponto, deve-se evitar confusão com a Inquisição Espanhola, liderada pelos reis da Espanha em sua busca da unificação do seu reino.

Função[editar | editar código-fonte]

O Dicastério para a Doutrina da Fé está dividido em duas sessões, a saber uma para a Doutrina e outro para a disciplina. Busca cuidar para que nada da doutrina se perca. De acordo com o artigo 69 da Constituição Apostólica sobre a Cúria Romana, Praedicate Evangelium, promulgada pelo Papa Francisco, em 19 de março de 2022, entrando em vigor em 05 de junho de 2022: "ajuda o Romano Pontífice e os Bispos a proclamar o Evangelho em todo o mundo, promovendo e protegendo a integridade da doutrina católica sobre a fé e a moral, valendo-se do depósito da fé e procurando também uma compreensão cada vez mais profunda dela diante de novas questões."

Documentos[editar | editar código-fonte]

2004
2006
2007
  • 29 de junho: Respostas a questões relativas a alguns aspectos da doutrina sobre a Igreja.
  • 1 de agosto: Respostas a perguntas da Conferência Episcopal dos Estados Unidos sobre a alimentação e a hidratação artificiais.
  • 3 de dezembro: Nota doutrinal sobre alguns aspectos da evangelização.

Prefeitos[editar | editar código-fonte]

Como "Congregação para a Doutrina da Fé", nome usado desde 7 de dezembro de 1965, teve os seis prefeitos. Após a reforma da Cúria Romana em 05 de junho de 2022 o Dicastério tem por Prefeito o Cardeal Luis Ladaria, S.J.

Nome Período Notas
Prefeitos
Alfredo Ottaviani 1966-1968
Franjo Šeper 1968-1981
Joseph Alois Ratzinger 1981-2005 Papa Bento XVI
William Joseph Levada 2005-2012 prefeito emérito
Gerhard Ludwig Müller 2012-2017 prefeito emérito
Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.J. 2017-2022 Continuou como prefeito sob nova nomenclatura.

Dicastério para a Doutrina da Fé

Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.J. 2022- atual

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.