Secretaria para a Economia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dicastério da Igreja Católica

Secretaria para a Economia
 
Secretaria Sanctæ Sedis rebus œconomicis præposita
Imagem de Secretaria para a Economia
Ereção Canônica: 24 de fevereiro de 2014
Prefeito: Maximino Caballero Ledo
Secretário: Benjamín Estévez de Cominges
Secretário da seção administrativa: Monsenhor Luigi Mistò
Emérito: Juan Antonio Guerrero Alves, S.J.
Site: {{{site}}}
Santa Sé · Igreja Católica
Projeto Catolicismo · uso desta caixa

A Secretaria para a Economia é um dicastério da Cúria Romana comissionado pelo Papa Francisco para harmonizar as políticas de controle sobre a gestão econômica da Santa Sé e da Cidade do Vaticano.

Instituição[editar | editar código-fonte]

Com a carta apostólica em forma de motu proprio de 24 de fevereiro de 2014 Fidelis dispensator et prudens, o Papa Francisco instituiu o Conselho para a Economia, a Secretaria para a Economia e o Auditor Geral.[1]

A Secretaria procede com o controle e fiscalização das entidades sob a tutela do Conselho, "bem como das políticas e procedimentos relativos às compras e à afetação adequada dos recursos humanos, de acordo com as competências específicas de cada entidade"[2]; é obrigada a elaborar o orçamento detalhado da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano e se reporta diretamente ao Papa.

É presidida por um cardeal prefeito, que colabora com o Cardeal Secretário de Estado e que é coadjuvado por um prelado secretário geral. O prefeito é "responsável pela elaboração dos Estatutos definitivos do Conselho para a Economia, da Secretaria para a Economia e do cargo do Auditor Geral."[3] Este último realiza auditorias nas entidades controladas pelo Conselho.

O motu proprio não altera as atribuições da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica ou da AIF.[4]

Com uma carta apostólica em forma de motu proprio de 8 de julho de 2014, o Papa Francisco determinou a transferência para a Secretaria para a Economia das competências que, até então, estavam nas mãos da Seção Ordinária da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica.[5].

Em 22 de fevereiro de 2015, foram aprovados os Estatutos do Conselho da Economia, da Secretaria da Economia e do Auditor Geral.[6].

Em 20 de maio de 2020, o Centro de Processamento de Dados, que estava vinculado à Administração do Patrimônio da Sé Apostólica passou a ser vinculada a Secretaria para a Economia, "visando garantir uma organização mais racional da informação econômica e financeira da Santa Sé e de informatizar os respectivos modelos e procedimentos, de forma a garantir a simplificação das atividades e a eficácia dos controles, visto que são essenciais pelo bom funcionamento dos Órgãos da Cúria Romana".[7]

Prefeitos[editar | editar código-fonte]

Nome Período Notas
Prefeitos
Maximino Caballero Ledo 2022- Atual
Juan Antonio Guerrero Alves, S.J. 2019-2022 Prefeito emérito
George Pell 2014 - 2019

Referências

  1. «Carta apostólica em forma de motu proprio Fidelis dispensator et prudens» 
  2. Fidelis dispensator et prudens, n. 5
  3. Fidelis dispensator et prudens, n. 8
  4. «Comunicato della Sala stampa della Santa Sede, 24.02.2014» (em italiano) 
  5. Lettera Apostolica in forma di Motu Proprio per il trasferimento della sezione ordinaria dell'Amministrazione del patrimonio della Sede Apostolica alla Segreteria per l'economia. (em italiano)
  6. «STATUTO DELLA SEGRETERIA PER L'ECONOMIA» (em italiano). 22 de fevereiro de 2015. Consultado em 26 de agosto de 2020 
  7. «Rescriptum ex audientia Sanctissimi» (em italiano). Rescrito do Santo Padre Francisco, pelo qual a responsabilidade pelo Centro de Processamento de Dados (Centro Elaborazione Dati, CED) é transferida da APSA para a SPE (Secretaria para a Economia) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Secretaria para a Economia