Out of Sight (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Out of Sight"
Single de James Brown And His Orchestra
do álbum Out of Sight
Lado A "Out of Sight"
Lado B "Maybe the Last Time"
Lançamento Julho de 1964
Formato(s) 7"
Gravação Maio de 1964
Gênero(s) Rhythm and blues
Duração 2:23
Gravadora(s) Smash (1919)
Composição Ted Wright
Produção Fair Deal Record Corp.

"Out of Sight" é uma canção rhythm and blues gravada por James Brown em 1964.[1] É um blues de doze compassos escrito por Brown sob o pseudônimo de "Ted Wright", usando staccato com ritmos dançantes, e uma vibrante sessão de sopro com arranjos instrumentais. Foi um passo importante no desenvolvimento do funk. Em sua autobiografia de 1986, Brown escreveu que:

"Out of Sight" foi outro começo, musicalmente e profissionalmente. Minha música - e a maioria das músicas - mudou com "Papa's Got a Brand New Bag", mas realmente começou com "Out of Sight" ... Você consegue ouvir a banda e eu nos movendo em outra direção ritmicamente. A sessão de sopro, as guitarras, os vocais, tudo estava começando a ser usado para estabelecer todos os tipos de ritmos de uma vez... Eu estava tentando pegar cada aspecto da produção para contribuir com os padrões rítmicos.[2]

"Out of Sight" foi o terceiro single de Brown gravado para a Smash Records no meio de uma disputa contratual com sua principal gravadora, a King Records. Um sucesso pop significante, alcançou o número 24 da parada Billboard Hot 100,[3] e 5 na parada R&B da revista Cashbox.[4] (A revista Billboard tinha suspenso suas listas de R&B nesta época.) Também foi a última canção que James gravaria no espaço de um ano, pois a corte ainda decidia sobre sua disputa com a King, o que o impedia de gravar qualquer vocal pela Smash Records.

"Out of Sight" foi uma das primeiras gravações de Brown a ter a participação do saxofonista Maceo Parker. No Lado-B do single, "Maybe the Last Time", foi sua última gravação de estúdio com os The Famous Flames. Além de ser lançado como single, "Out of Sight" apareceu no álbum Out of Sight, que foi rapidamente retirado das lojas. Foi relançado pela King em 1968 com uma faixa faltando e com o título de James Brown Sings Out of Sight.

Músicos[editar | editar código-fonte]

  • James Brown - vocais

com a James Brown Band:

Outras gravações[editar | editar código-fonte]

Performances de "Out of Sight" aparecem no álbum Live at the Garden e no filme/concerto T.A.M.I. Show.

Versões cover[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Discogs.com: James Brown And His Orchestra ‎– Out Of Sight / Maybe The Last Time». Discogs.com. Consultado em 27 de março de 2017 
  2. Brown, James, with Bruce Tucker. James Brown: The Godfather of Soul (New York: Macmillan Publishing Company,1986), 149.
  3. White, Cliff (1991). "Discography". In Star Time (pp. 54–59) [CD booklet]. New York: PolyGram Records.
  4. Top Rhythm & Blues Records (Top R&B Hits)
  5. Leeds, Alan, and Harry Weinger (1991). "Star Time: Song by Song". In Star Time (pp. 46–53) [CD booklet]. New York: PolyGram Records.