Panônia Inferior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Panônia (desambiguação).
Provincia Pannonia Inferior
Província da Panônia Inferior
Província do(a) Império Romano

Entre 107 e 120296
 

Location of Panônia Inferior
Panônia Inferior
Capital: Aquinco e Sírmio[1]
Período : Antiguidade Clássica
 -  Partição da província da Panônia 107-120
 -  Reformas de Diocleciano 296

Panônia Inferior ou Baixa Panônia ou Panônia Menor foi uma antiga província romana localizada na região da Panônia. Ela foi formada em algum momento entre 107 e 120, quando a província da Panônia foi dividida em duas, a Panônia Superior e a Panônia Inferior. Seu território abrangia partes da moderna Hungria, Sérvia, Croácia e Bósnia e Herzegovina.

Em 296, depois da reforma administrativa do imperador Diocleciano (r. 284–305), ela foi dividida novamente, desta vez nas novas províncias da Panônia Secunda e a Panônia Valéria. A Panônia Superior também foi dividida para formar a Panônia Prima e Panônia Sávia. A divisão se consolidou a partir do reinado de Constantino (r. 306–337).

Principais cidades[editar | editar código-fonte]

Algumas das cidades mais importantes da província eram:

Utilização do nome depois do século IV[editar | editar código-fonte]

Entre ca. 796 e 828/830, o termo "Panônia Inferior" (ou "Baixa Panônia"), um território de influência franca, fazia referência à moderna porção norte da Croácia, ou seja, a Panônia ao sul do rio Drava e para o leste da Carentânia e da Carníola. A partir daí até pelo menos ca. 900, "Baixa Panônia" era a região oeste da moderna Hungria e a parte norte da Croácia, com exceção do território da Sé de Neusiedler, ou seja, a Panônia ao sul do Rába. O nome também era utilizado para fazer referência ao principado eslavo de Balatão no século IX.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • "Pannonia" (em inglês). United Nations of Roma Victrix. Consult. 26/01/2013.