Psittacula bensoni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPsittacula bensoni
Jacht op dodo's door Willem van West-Zanen uit 1602.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 EX pt.svg
Extinta  (1764) (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Psittacula
Espécie: P. bensoni
Nome binomial
Psittacula bensoni
(Holyoak, 1973)
Distribuição geográfica
Mauritius island location.svg

O papagaio-cinzento-da-maurícia (português europeu) ou papagaio-cinzento-de-maurício (português brasileiro) (Psittacula bensoni) é uma espécie extinta de ave da família Psittacidae. Endêmica da ilha Maurício, parte das ilhas Mascarenhas no oeste do oceano Índico. Tradicionalmente era conhecida como Lophopsittacus bensoni, entretanto, a espécie está morfologicamente relacionada com a Psittacula eupatria, sendo reclassificada no gênero Psittacula.

Provavelmente formava grupos, pelo que é descrito por visões antigas desta espécie. É provável que esta espécie tivesse estruturas para um voo pobre, mas não era incapaz de voar. Os hábitos alimentares também são desconhecidos, e é provável que encontrasse comida no chão (como seu parente, o papagaio-de-bico-largo, também extinto), à base de sementes e outras matérias vegetais.

Esta espécie sobreviveu até a segunda metade do século XVIII. É certamente uma das espécies descritas por escrivães da antiguidade, tendo sido provada sua existência em 1973 quando Holyoak descreveu esta espécie a partir de fragmentos ósseos encontrados em cavernas próximas à Port Louis, Maurícia, e certamente era o pequeno papagaio cinzento descrito por numerosos escrivães do passado.

No entanto, vários investigadores consideram os exemplares desta espécie apenas como as fêmeas da espécie Lophopsittacus mauritianus ou papagaio-bico-largo, também extinta nesta mesma ilha, uma vez que as suas características morfológicas eram muito semelhantes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. BirdLife International (2012). "Lophopsittacus" bensoni (em Inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2014 Versão 2. Página visitada em 16 de novembro de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.