Pastel (arte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Pastel é um material artístico para pintura e/ou desenho existente em uma barra, bastões cilíndricos ou até em um lápis. Existem varios tipos de Pastel: O Pastel Seco, o Pastel de Óleo, etc. Estes apresentam características diferentes, tanto na sua composição como na sua parte visual. Após acabado o trabalho, pode ser protegido com fixativo e / ou vidro.

Pastel de Oleo.

Pastel Seco[editar | editar código-fonte]

É um material antigo, referido pela primeira vez por Leonardo Da Vinci como um material elegante para "pintar a seco".[1] Este material pode ser utilizado em quase todas as superfícies de papel, mas apresenta um inconveniente na sua utilização, pois uma vez utilizado no suporte pode-se tornar um desafio apagar parcialmente o Pastel Seco sem deixar vestígios.

Pastel de Óleo[editar | editar código-fonte]

Esse tipo de pastel existe desde da década de 60 do século XX e a sua fabricação é semelhante ao do pastel seco, tendo como diferença o óleo, componente que acabará por dar nome a este material.[2] O Pastel de Óleo pode ser diluido no suporte usando um pincel e, ao contrário do Pastel Seco, é um material que em excesso pode ser facilmente removido, pois com a ajuda de ferramentas, como um x-acto ou uma faca, pode simplesmente retirar-se o engano.

Pasteis Pan[editar | editar código-fonte]

Uma invenção do século XXI, os pasteis pan (pan pastels) são semelhantes a maquilhagem e aplicados com esponjas macias. Podem ser usados para uma pintura inteira ou misturados com outros tipos de pasteis.

Referências

  1. «"Técnicas de Pintura"». Revista Literária. Consultado em 14 de Outubro de 2012  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. «"Oil Pastels"» (em inglês). Art Design Web. Consultado em 14 de Outubro de 2012  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre pintura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.