Paulo Rolim Loureiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paulo Rolim Loureiro
Bispo da Igreja Católica
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 15 de agosto de 1934
Ordenação episcopal 22 de maio de 1948
Dados pessoais
Nascimento BrasilSorocaba, 10 de agosto de 1908
Morte 2 de agosto de 1975 (66 anos)
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Paulo Rolim Loureiro (Sorocaba, estado de São Paulo, 10 de Agosto de 1908 - cidade de São Paulo, 2 de agosto de 1975) foi um bispo católico brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Dom Paulo Rolim Loureiro foi ordenado padre a 15 de agosto de 1934 e ordenado bispo a 22 de maio de 1948, sendo designado bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

A 18 de setembro de 1950 estava presente na inauguração da TV Tupi, a primeira emissora de televisão América do Sul, para fazer um breve discurso e abençoar os novos equipamentos. Diz a lenda que uma das câmeras queimou depois de haver entrado água benta em seus circuitos elétricos.

A 4 de agosto de 1962 foi designado bispo-titular da Diocese de Mogi das Cruzes, sendo o primeiro bispo da recém criada diocese.

Morreu em um acidente automobilístico.

Seu corpo está sepultado num mausoléu no interior da Catedral de Sant'Anna, sede da Diocese de Mogi das Cruzes. Em sua homenagem, a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) recebeu o nome oficial de Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro.

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.