Paulo Vallada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Paulo Vallada
Nascimento 1924
Porto
Morte 9 de junho de 2006 (82 anos)
Cidadania Portugal
Alma mater Universidade do Porto
Ocupação político
Prêmios Comendador da Ordem do Mérito, Comendador da Ordem do Mérito Empresarial

António Guilherme Paulo Vallada ComMComMAI (Porto, 1924Porto, 9 de Junho de 2006) foi um político e empresário português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Paulo Vallada licenciou-se em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1949 e, no ano seguinte, fez um curso de pós-graduação no Instituto Politécnico de Milão. Iniciou a sua actividade profissional em Moçambique nos anos 50 e rapidamente começou a distinguir-se pela criação e administração de dezenas de projectos empresariais bem sucedidos.

Depois de ter assumido a direcção da Associação Comercial do Porto, em 1979, a presidência da Câmara Municipal do Porto, entre 1982 e 1985, surgiu quase como único cargo à medida de um homem que batalhava incansavelmente pela sua cidade e pelo Norte do país. Durante esses anos, bateu-se pela concretização do projecto de navegabilidade do rio Douro e pela criação do Parque da Cidade. Foi eleito pelo Partido Social Democrata. Por motivo de doença foi temporariamente substituído por Carlos Brito, vereador do mesmo partido e ex-governador civil do Porto.

Paulo Vallada escreveu livros – entre os quais se encontra A Utopia Viável – e colunas de opinião no diário Jornal de Notícias, participou em inúmeras obras públicas, concursos e realizações, teve uma intensa actividade sociocultural e de intervenção cívica.

Recebeu várias condecorações, como a de Cavaleiro-Comendador Honorário da Excelentíssima Ordem do Império Britânico e a de Cavaleiro-Comendador Honorário da Distintíssima Ordem de São Miguel e São Jorge. A 2 de Dezembro de 1982 foi feito Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola e Industrial Classe Industrial e a 29 de Novembro de 2004 foi feito Comendador da Ordem do Mérito.[1]

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "António Guilherme Paulo Vallada". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 3 de setembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Alfredo Coelho de Magalhães
Presidente da Câmara Municipal do Porto
19821985
Sucedido por
Fernando Cabral
Ícone de esboço Este artigo sobre Personalidades, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.