Saltar para o conteúdo

Pavle Zivkovic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pavle Živković (Belgrado, 28 de janeiro de 1930 - Belgrado, 24 de dezembro de 2023) é um diplomata de carreira sérvio e iugoslavo. Ocupou o cargo de Cônsul Geral da Iugoslávia em São Paulo entre 1980 e 1983. De 1993 a 1995 ocupou o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Iugoslávia em Angola.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Belgrado. Durante os estudos, dedicou-se ao jornalismo, trabalhando como associado da Rádio Belgrado.

É detentor das condecorações brasileiras da Ordem do Mérito da Integração Nacional e da Medalha Rondón.

Carreira diplomática[editar | editar código-fonte]

Pavle Zivkovic passou 37 anos no serviço diplomático. Trabalhou no exterior como:

Entrega de credenciais ao Presidente de Angola - José Eduardo dos Santos, Luanda, 1993.

Em Belgrado, foi assessor especial para questões jurídicas internacionais, chefe de administração e inspetor-chefe do Ministério das Relações Exteriores (então Secretaria Federal das Relações Exteriores).

Como membro ou chefe da delegação, participou em diversas negociações e consultas bilaterais e multilaterais. Foi membro da delegação iugoslava nas sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas, OMI, OACI .

É autor de numerosos textos sobre direito público internacional e prática internacional.

Trabalho lexicográfico[editar | editar código-fonte]

Após a aposentadoria, dedicou-se ao trabalho lexicográfico e à tradução. É autor do primeiro dicionário lexicográfico Português-Sérvio com mais de 90.000 palavras e expressões, publicado em 2005.[4] Traduziu o romance português Equador para o sérvio.[5]

Imagens[editar | editar código-fonte]


Referências[editar | editar código-fonte]