Pedestal (heráldica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em heráldica, um pedestal é um plano colocado sob o escudo, frequentemente rochas, um monte gramíneo (mount vert), ou algum tipo de paisagem em que os suportes são retratados em pé.[1] Cautela deve ser tomada para distinguir pedestais verdadeiros dos itens sobre os quais os suportes estão descansando um mais pés, ou, algumas vezes, meros distintivos heráldicos ou pura decoração sob o escudo, e, inversamente, cuidado deve também ser tomado em muitos casos incomuns como no brasão de armas de Belize, em que deve ser considerado um timbre, a árvore mogno subindo sobre o escudo, é realmente parte do pedestal. Algumas vezes é dito representar a terra mantida pelo portador. Como uma parte oficial do brasonamento ela é um aspecto relativamente recente da heráldica, frequentemente derivado da necessidade de ter suportes diferentes para famílias diferentes ou entidades, embora algumas vezes o pedestal é tratado no brasonamento separadamente dos suportes.

Fundo[editar | editar código-fonte]

Se o pedestal é mencionado no brasonamento ele forma parte da concessão e é uma parte integral das armas, por exemplo, o atual brasão real de armas do Reino Unido é exigido ter um pedestal com emblemas de plantas.[2] Se nenhum pedestal é especificado no brasonamento então desenhar-se-á um no critério do artista.[3] As armas atuais da Comunidade da Austrália são frequentemente retratadas em um pedestal de grinalda de acácia, a flor nacional. Poderia ser aceitável omitir a acácia ou substituir algo mais como ele não forma parte da concessão.

O floreio decorativo que foi frequentemente trocado por artistas heráldicos sob os pés ou patas dos suportes, principalmente no século XIX, foi depreciativamente conhecido por alguns como o "gas bracket" embora este termo nunca teve circulação oficial; o único caso em que algo similar foi alguma vez mencionado atualmente no brasonamento foi o "arabesco" vert no qual os suportes de acácia de Zaanstad, Holanda do Norte, nos Países Baixos, se equilibram. O pedestal do brasão de armas do Michigan é similar.[4]

Um único caso em que os suportes ficam no pergaminho do lema é nas armas de Nova Jersey.[5]

Geralmente, quando as armas são aumentadas pelos suportes, um pedestal será adicionado também. Em raros casos, um pedestal poderia ser concedido como um aumento. Um pedestal sem sem suportes é possível, mas praticamente desconhecido, com exceção do brasão de armas da Austrália Meridional.

Um pedestal é geralmente algum tipo de paisagem (no caso dos chefes escoceses, ele é geralmente um "mount vert" - monte gramíneo coberto com a flor do clã) ou paisagem marinha, e isso pode ser bastante elaborado, particularmente nas mais recentes concessões canadenses, como no pedestal da University of Northern British Columbia, em que um urso de Kermode fêmea e um caribu da floresta boreal enfeitam de pé em uma floresta, picos de montanha e ramos de trigo, todos subindo da representação heráldica convencionalizada da água, que é carregada com um orca, como desenhado por Ron Sebastian. Pedestais podem ter uma peça específica de geografia; o pedestal do Quênia é o Monte Quênia e o pedestal de Arbeláez, Cundinamarca, na Colômbia é um globo[6]). Contudo, há alguns pedestais incomuns. O pedestal da Association of Universities and Colleges of Canada é um quadrilátero.[7] As armas do antigo Cumberland County Council possuíam uma parede como pedestal,[8] enquanto a Academia Canadense de Engenharia possui uma ponte abrangendo água.[9] O chefe do Clã Donnachaidh tem um homem em correntes como um pedestal, enquanto que dos Dundas do mesmo é "uma salamandra em chamas de fogo". As armas de Gisborne, na Nova Zelândia, contém outro pedestal único, um waka (canoa) Māori.[10]

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Woodcock, Thomas and Robinson, John Martin, The Oxford Guide to Heraldry (1990), p106
  2. Fox-Davies, AC, The Complete Guide to Heraldry (1909), p444
  3. Fox-Davies, AC, The Complete Guide to Heraldry (1909), p441
  4. «Cópia arquivada». Consultado em 22 de janeiro de 2017. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  5. http://usheraldicregistry.com/pmwiki.php?n=Registrations.20060825F
  6. «Columbia flags». Consultado em 22 de janeiro de 2017. Arquivado do original em 9 de janeiro de 2009 
  7. Association of Universities and Colleges of Canada. Public Register of Arms, Flags and Badges. Vol. IV, p. 376
  8. Civil Heraldry - The arms of the Cumberland County Council
  9. Archives of Canada - Academy of Engineering coat of arms
  10. The arms of Gisborne