Pedro Vidigal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pedro Maciel Vidigal (Piranga, 18 de janeiro de 1909Presidente Bernardes, 2006) foi um político, genealogista e padre católico brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em 18 de janeiro de 1909, em Calambau, futuro município de Presidente Bernardes, na época distrito de Piranga. Tornou-se padre, tendo sido o pároco responsável pelo município de Nova Era (MG).

Em 1965, solicitou autorização do Vaticano para se casar. Obtido o rescrito papa, casou-se em Mariana (MG), em 12 de janeiro de 1966, com Ruth Guerra. O casal não teve filhos.[1]

Política[editar | editar código-fonte]

Na política foi eleito deputado federal, pelo PSD, por sucessivos mandatos. Preocupou-se com as áreas de saúde e educação, defendendo a instalação de maternidades e hospitais, e o abastecimento de água potável para a população das cidades mineiras.

Na área de educação, foi responsável pela implantação de instituições de ensino, inclusive de educação profissional, além de creches e bibliotecas. Na sua atuação parlamentar, apoiou a construção de 24 estabelecimentos de ensino, 17 escolas rurais e inúmeras salas de aulas em orfanatos e patronatos, quatro hospitais e uma maternidade.

Também pregou a reação armada dos proprietários rurais à reforma agrária. A ele é atribuída a seguinte exortação, pronunciada alguns meses antes do golpe militar de 1964, em seu discurso, na Convenção Rural de Curvelo:

"Do que nós estamos precisando no Brasil é substituir a norma evangélica 'amai-vos uns aos outros' por outra: 'armai-vos uns aos outros".[2][3][4]

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Foi também genealogista, tendo publicado diversos estudos, entre eles Os Antepassados (1980), em dois volumes (v. I A Sua Terra; v. II A sua gente) e Amador Bueno, o Aclamado, na familia lagoana (Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1945).

Referências

  1. «Pedro Maciel Vidigal, Deputado, Padre». Consultado em 12 de julho de 2014. Arquivado do original em 14 de julho de 2014 
  2. GASPARI, Elio. As ilusões armadas: a ditadura escancarada,, v.2. Parte 3 "A vitória." 3.1. "Uma elite aniquilada".
  3. 61 dias em 1964. Manaus: Mídia Ponto Comm, 2014.
  4. ALVES, Márcio Moreira. O Cristo Do Povo. Ed. Sabiá, 1968.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.