Pente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pente
Etruscan - Comb with Lions and Geometric Designs - Walters 71495.jpg
Tipo
Ferramenta, Personal hygiene item (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Descoberto
Data
Utilização
Uso
Cuidado do cabelo, penteado, alisamento de cabelo, remoção de lêndeasVisualizar e editar dados no Wikidata
Um pente.

Pente é um utensílio formado por numerosos dentes mais ou menos finos, muito próximos uns dos outros, presos a uma haste ou barra, com o qual se penteiam ou desembaraçam os cabelos. Normalmente são feitos de plástico ou madeira, e podem ter formas variadas de acordo com a função. A palavra pente tem origem no latim pecten, que é o nome de uma concha (pectens jacobeus) cheia de ranhuras, que lembram os dentes de um pente.

É um objeto usado há muito tempo, já foram encontrados alguns exemplares desses nas tumbas das civilizações do mar Egeu. Na época, eles eram feitos de ossos de animais ou madeira. Mas foi em Roma que surgiu o primeiro pente de bolso, bolado para ser usado nos intervalos das lutas entre leões e cristãos, no Coliseu.

Com o passar do tempo, a matéria-prima foi se aprimorando e as egípcias foram as primeiras a exibir pentes de ouro, cravejados com pedras preciosas que, após séculos, foram copiadas pelas romanas.

A escova de cabelo, que é maior do que um pente e contém cerdas, também é objeto comumente usado em susbstuição a este.

Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.