Saltar para o conteúdo

Pico do Cristal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Página marcada como sem fontes (usando FastButtons)
Linha 2: Linha 2:


{{Info/Montanha
{{Info/Montanha
|Nome=Pico do Cristal
|Nome=Pico do Cristal pluta cara
|Imagem=
|Imagem=
|Imagem legenda=
|Imagem legenda=
Linha 17: Linha 17:
}}
}}


O '''Pico do Cristal''' é o nono mais alto [[pico]] [[brasil]]eiro, com 2.769,76 [[metro]]s de [[altitude]], segundo a medição revista pelo [[IBGE]] e pelo [[Instituto Militar de Engenharia]], através do [[Projeto Pontos Culminantes do Brasil]].
O '''Pico do Cristal''' é o nono mais alto [[pico]] [[brasil]]eiro, com 2.769,76 [[metro]]s de [[altitude]], segundo a medição revista pelo [[IBGE]] e pelo [[Instituto Militar de Engenharia]], através dm o [[Projeto Pontos Culminantes do Brasil]].


==Localização==
==Localização==

Revisão das 21h58min de 14 de fevereiro de 2012

Pico do Cristal pluta cara
Coordenadas 20° 26′ 37″ S, 41° 48′ 42″ O
Altitude 2.769,76 m
Posição: 9° Pico mais alto do Brasil
Localização Minas Gerais (Brasil)
Cordilheira Serra do Caparaó
Rota mais fácil Alto Caparaó (Minas Gerais)

O Pico do Cristal é o nono mais alto pico brasileiro, com 2.769,76 metros de altitude, segundo a medição revista pelo IBGE e pelo Instituto Militar de Engenharia, através dm o Projeto Pontos Culminantes do Brasil.

Localização

Localiza-se na Serra do Caparaó, dentro do Parque Nacional do Caparaó, no município de Alto Caparaó, Estado de Minas Gerais, a 20º 26' 37" de latitude sul e 41º 48' 42" de longitude oeste. A fronteira capixaba e o Pico da Bandeira, terceira montanha mais alta do Brasil e a mais alta da Região Sudeste, estão poucos quilômetros a leste, e os picos são visíveis entre si.

O Pico do Cristal é a montanha mais alta localizada inteiramente dentro do território de Minas Gerais, já que os demais picos mais altos do Estado estão na fronteira com o Espírito Santo (Picos da Bandeira e do Calçado), São Paulo (Pedra da Mina) ou Rio de Janeiro (Pico das Agulhas Negras).

Medição de Altitude

Até pouco tempo atrás, o Pico do Cristal era considerado a 4ª montanha mais alta do Brasil, com 2.798 metros. Posteriormente outra medição apontou o cume do pico a 2.780 metros. Mais recentemente, de acordo com o Projeto Pontos Culminantes do Brasil, onde foi utilizada uma tecnologia mais precisa, o IBGE confirmou o cume do pico a 2.769,76 metros, o que coloca o Pico do Cristal como a 9ª montanha mais alta do país. Porém, o IBGE ainda não confirmou oficialmente como picos independentes dois cumes adjacentes ao vizinho Pico do Calçado: o chamado "Pico 2", com 2.852 metros, e o Pico do Calçado-Mirim, com 2.818 metros. Se esses picos não forem oficialmente considerados como sendo montanhas independentes (ao invés de cumes secundários de uma mesma montanha), o Pico do Cristal passará a ser considerado a 7ª montanha mais alta do Brasil.

Topônimo

O Pico do Cristal possui essa denominação devido às suas formações rochosas de quartzo.

Acessos

Sua trilha e relativamente fácil e bem demarcada, coberta com vegetação de médio e pequeno porte. Para quem parte da Tronqueira, em Minas Gerais, sobe-se a trilha em direção ao Pico da Bandeira, onde, próximo deste, segue-se ao sul para o Pico do Calçado e depois para o oeste. Quem está na Casa Queimada pode chegar ao Pico do Cristal subindo a trilha para o Pico da Bandeira e seguir a leste antes de subir o Pico do Calçado. Do seu cume é possível avistar o imponente Pico da Bandeira, com seu característico abismo em um lado e encostas mais suaves no outro.

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.