Portal:Goa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de Goa

Goa é um dos 28 estados da República da Índia. Localiza-se na costa ocidental da Índia, sendo limitado a norte por Maharashtra, a sul e leste por Karnataka e a oeste pelo Mar da Arábia. É o menor estado indiano em termos de área e o quarto menor em termos de população.

Com a chegada dos portugueses no princípio do séc. XVI Goa torna-se um território ultramarino de Portugal, estatuto esse que manteria durante cerca de 450 anos até ser tomada militarmente pela União Indiana em 1961. Da presença portuguesa ficou um legado histórico que inclui arquitectura religiosa reconhecida pela UNESCO como Património Mundial. Pangim é a capital e Vasco da Gama a maior cidade. Rica em fauna e flora, Goa é um importante destino turístico da Ásia Meridional.

A língua oficial é o concani, havendo ainda um restrito extracto populacional que fala o português.

Artigo selecionado

Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Pangim

Pangim ou Panaji (inglês: Panjim; concani/hindi/marathi: पणजी) é a capital do estado de Goa, na Índia. Está localizada às margens do estuário do rio Mandovi, no distrito de Goa Norte. Sua população estimada é de 65.000 habitantes (100.000 na região metropolitana). Pangim é a terceira maior cidade de Goa, após Vasco da Gama e Margão.

Antes uma pequena vila da aldeia de Taleigão, a cidade foi renomeada em 1843 para Nova Goa, quando se tornou oficialmente a sede administrativa da Índia Portuguesa, em substituição a cidade de Goa (atualmente Velha Goa), embora o vice-rei já morasse lá desde 1 de dezembro de 1759. Antes de se mudar para a cidade, o vice-rei remodelou a fortaleza do Idalcão, transformando-a num palácio.

Pode observar-se ainda a seguinte inscrição sobre uma das portas do palácio:

REGE FIDILISSIMO JOSEFO
PRIMO PRO REGE COMITE AB EGA
SENATUS EX INFORMI
FORMAVIT – 1760

Em dezembro de 1961, Pangim passou a fazer parte da União Indiana, juntamente com o resto de Goa e do Estado Português da Índia. Pangim tornou-se capital de estado, quando Goa foi elevada a estado em maio de 1987. Entre 1961 e 1987, Pangim era a capital do território da União de Goa, Damão e Diu.


Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Goa
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Goa.