Portal:Iorubás/Intro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os iorubás são um grande grupo etno-linguístico na África; a maioria deles falam o iorubá. Os iorubás representam cerca de 21 por cento da população total da Nigéria, e cerca de 30 milhões de pessoas em toda a região da África Ocidental. Eles compartilham fronteiras com os borgus (diversamente chamado bariba e borgawa) no noroeste, os nupés e ebiras no norte, os esans, afemais e Edo a sudeste, os igalas e outros grupos relacionados ao nordeste, e os Eués, Fons e outros povos falando do sudoeste. Enquanto a maioria dos iorubás vivem na Nigéria ocidental, há também importantes comunidades indígenas iorubás em Benim, Gana e Togo.

Os iorubás são o principal grupo étnico nos estados de Equiti, Lagos, Ogum, Ondo, Osun, e Oió, que são subdivisões da Nigéria, mas também constituem uma proporção considerável dos estados Kwara e Kogi, bem como do Benim.

Uma percentagem significativa de africanos escravizados durante o comércio de escravos no Atlântico nas Américas conseguiram manter a religião iorubá criando religiões derivadas conhecidas como Aborixá, Lucumi, Candomblé, Umbanda. A cultura iorubá é comemorada em todo o mundo, como na forma de ligação histórica com as comunidades no Brasil, Cuba, EUA e em outros lugares.