Portal:Lusofonia/Banco de destaques/10

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira de Portugal.
Bandeira de Portugal.
Localização.
Localização.

Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país situado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. Possui uma área total de 92 212 km², e é a nação mais ocidental do continente europeu. O território português é delimitado a norte e a leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, e compreende a parte continental e as regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Tem cerca de 10 374 822 habitantes e a sua capital é Lisboa.

Nascendo desde um pequeno condado do Reino de Leão, o Condado Portucalense, tornou-se independente em 1143 com D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, que com a sua valentia fez nascer uma nova nação e a alargou conquistando território aos mouros. Após a Reconquista, Portugal iniciou a sua empresa nos descobrimentos, dando novos mundos ao mundo. Durante os séculos XV e XVI, Portugal foi uma potência mundial económica, social e cultural, constituindo-se o primeiro e o mais duradouro império colonial de amplitude global. O ouro e diamante que vinha do vasto império permitiu a construção de magníficos monumentos que ainda hoje se podem admirar. Devido a crises de sucessão, Portugal incorporou em Espanha, outro vastíssimo reino e império. Reconquistando a sua independência após sessenta anos de poderio espanhol, Portugal enfrentou muitas tribulações. Destaca-se o terramoto de 1755 que vitimou milhares de pessoas e destruiu Lisboa por completo. Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, encetou um plano de reconstrução que está ainda patente na baixa da cidade. Crises políticas e económicas levaram à queda da monarquia constitucional, após o golpe de estado de 5 de outubro de 1910, já preludiado pelo regicídio de 1908. Instaurada a I República, Portugal procurou resolver os seus problemas sociais e económicos e garantir uma maior estabilidade política. Mas as dificuldades na resolução desses problemas, agravados com uma extrema instabilidade política, levaram a que a I República caísse após dezasseis anos de vigoridade, com o golpe de Estado de 28 de maio de 1926. Deste modo, o país entrou num regime ditatorial, a II República, inicialmente de cariz militar, e depois, com a chegada de António de Oliveira Salazar ao poder, constitucionalizado. Salazar instaurou um regime de partido único, autoritário, corporativista e com pendor confessional. Após a saída de Salazar do poder, em 1968, Marcello Caetano tornou-se primeiro-ministro. A lentidão na aplicação de reformas com o objetivo de liberalizar o regime, culminaram no golpe militar de 25 de abril de 1974, conhecido como a Revolução dos Cravos ou a Revolução de 25 de Abril de 1974. Após um período de alguma instabilidade política e social, conhecido por Verão Quente, conseguiu-se consolidar um regime parlamentar e democrático, a III República.

Portugal é hoje um país relativamente desenvolvido, social e politicamente estável e com um Índice de Desenvolvimento Humano muito elevado. Possui dezoito distritos e duas regiões autónomas, já referidas. O seu sistema político é uma república parlamentar, sendo o seu presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o seu primeiro-ministro António Costa. A sua língua oficial é o português e a sua moeda o euro. A bandeira nacional e o seu hino nacional A Portuguesa são os símbolos nacionais de Portugal.

É membro da Organização das Nações Unidas, da Organização do Tratado do Atlântico Norte, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da União Europeia, e um dos países fundadores da Zona Euro e Associação Europeia de Livre Comércio. Participa em diversas missões de manutenção de paz das Nações Unidas.