Portal:Igreja Ortodoxa/Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este Portal está on-line desde 27 de fevereiro de 2018
Principal   Santos   Templos  
 ver · editar Santo em destaque

Basílio de Cesareia, também chamado São Basílio Magno ou Basílio, o Grande (em grego clássico: Ἅγιος Βασίλειος ὁ Μέγας), foi o bispo de Cesareia, na Capadócia (atualmente a cidade de Kayseri, na Turquia), e um dos mais influentes teólogos a apoiar o Credo de Niceia. Foi também adversário das heresias que surgiram nos primeiros anos do cristianismo como religião oficial do Império Romano, lutando principalmente contra o arianismo e os seguidores de Apolinário de Laodiceia. Sua habilidade em balancear suas convicções teológicas com suas conexões políticas fez de Basílio um poderoso advogado da posição nicena.

Além de sua obra como teólogo, Basílio ficou conhecido por seu cuidado com os pobres e necessitados. Ele estabeleceu padrões para a vida monástica com foco na comunidade, na oração e no trabalho manual. Juntamente com São Pacômio, é lembrando como pai do monasticismo comunal no cristianismo oriental.

Basílio, Gregório de Nazianzo e Gregório de Níssa são conhecidos como Padres Capadócios. A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Oriental agrupam Basílio com Gregório de Nazianzo e João Crisóstomo como os Três Grandes Hierarcas. Ele é reconhecido como Doutor da Igreja na tradição oriental e ocidental.

Saiba mais...


 ver · editar Imagem destacada
 ver · editar Categorias
 ver · editar Ano litúrgico ortodoxo

O ano litúrgico ortodoxo dita o ritmo da vida litúrgica da Igreja Ortodoxa. Associado a cada data estão passagens da Sagrada Escritura, santos e eventos de comemoração, e muitas vezes regras especiais para o jejum ou festas.

Há dois tipos de festas no calendário ortodoxo: fixas e móveis. Festas fixas ocorrem no mesmo dia de cada ano, enquanto festas móveis mudam a cada ano. As festas móveis geralmente são calculadas em relação à Páscoa, pelo que o ciclo é conhecido como ciclo pascal.

Explore o calendário litúrgico


Saiba mais...


 ver · editar Você sabia que…


 ver · editar Como colaborar!
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com santos da Igreja Ortodoxa na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam por sua preciosa colaboração:

  • Ajude a manter esta seção atualizada.
  • Crie ou melhore artigos sobre santos ortodoxos, segundo os cinco pilares da Wikipédia.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie ou desenvolva artigos de destaque para santos ortodoxos, dando visibilidade ao santo escolhido.
  • Adicione {{Portal-Ortodoxia}} em artigos relacionados. Adicione também {{Portal3|Ortodoxia}}.

   Como ajudar?   


 ver · editar A Wikipédia também possui:
Recarregue o conteúdo desta página