Portal Discussão:Arte

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Isto é um estudo ainda em desenvolvimento de como se pode estruturar um portal e do que pode/deve ter. Vão deixando aqui as vossas opiniões! Lusitana 15:47, 22 Julho 2005 (UTC)

O ideal seria, que cada um dos grandes tópicos (arquitect, pint, cine etc) fizesse ligação ao sub-portal respectivo. Aceitam-se voluntários/vítimas. Lusitana 07:25, 28 Julho 2005 (UTC)

Descubra mais sobre...[editar código-fonte]

Setembro[editar código-fonte]

No início do mês de Setembro vou alterar a secção "descubra mais sobre..."! Estava a pensar talvez "descubra mais sobre terminologia arquitectónica" (clerestório, narthex, trifório, etc) com uma boa imagem do commons sobre um elemento e desenvolvimento do mês para o artigo coluna. Aceitam-se sugestões para um tópico já com bons artigos! Lusitana 07:38, 17 Agosto 2005 (UTC)
Artigo desenvolvido -> coluna

Outubro[editar código-fonte]

Descubra mais sobre... escultura
Destaque para materias: mármore, bronze, ouro.
Desenvolvimento para: Escultura. Lusitana 13:18, 28 Setembro 2005 (UTC)

Novembro & Dezembro[editar código-fonte]

Descubra mais sobre... Arte da Idade Média
Destaque para: La Danse Macabre, Pergaminho, Iluminura.
Desenvolvimento para: vários artigos Lusitana 13:28, 4 Janeiro 2006 (UTC)

Janeiro & Fevereiro[editar código-fonte]

Descubra mais sobre... Património arquitectónico lusófono

Março, Abril & Maio[editar código-fonte]

Descubra mais sobre... arte da Pré-história e da Idade dos metais
Destaque para: Arte celta, Arte cicládica
Desenvolvimento proposto: Arte da Pré-História
Artigos desenvolvidos/criados: Arte do Paleolítico, Cultura de La Tène, Cultura de Hallstatt

Junho, Julho & Agosto[editar código-fonte]

Descubra mais sobre... pintura
Destaque para grupos artísticos Die Brücke, Pré-rafaelitas.
Desenvolvimento proposto: História da pintura
Pedidos: Der Blaue Reiter, Nazarenos, Escola de Barbizon
Artigos desenvolvidos/criados: Pintura da Roma Antiga, Pintura do Renascimento, Pintura do neoclassicismo, Natureza-morta, Ícone.

Setembro & Outubro[editar código-fonte]

Descubra mais sobre... escultura
Destaque para grupos artísticos Kouros, Altar de Pérgamo.
Desenvolvimento proposto: Escultura
Pedidos:
Artigos desenvolvidos/criados:

Novembro até Março[editar código-fonte]

Descubra mais sobre... biografias de artistas
Destaque para grupos artísticos Walter Gropius, Henri Rousseau, Bernini.
Desenvolvimento proposto: listas de artistas
Pedidos:
Artigos desenvolvidos/criados:

Abril[editar código-fonte]

Descubra mais sobre... arte moderna
Destaque para Lalique, Art nouveau
Desenvolvimento proposto: Expressionismo, Naturalismo, Cubismo, Futurismo
Pedidos:
Artigos desenvolvidos/criados:

Estou a gostar da "portalomania" - assim a WP fica com várias portas, como uma igreja... E gostei ainda mais de estar incluída a Culinária nas subcategorias da Arte!!! Acho que é aí que eu vou meter o nariz - ainda por cima aquilo que devia ser a pag.principal é um MÍNIMO!!! Me desculpa se não dou dicas sobre as outras artes, mas tenho a certeza que vais conseguir manter o portal bem ativo. Parabéns de novo.--Rui Silva 08:44, 17 Agosto 2005 (UTC)


Mais parabéns, Portal de arte. Escolha do editor. --Cláudio Aarão Rangel 00:20, 26 Agosto 2005 (UTC)

nossa! tudo isso é muito gratificante pra mim, obrigado jente, darei meu melhor para com tudo e com todos. DaniLson R. jessé Balança (discussão) 23h24min de 30 de outubro de 2016 (UTC)[responder]

Contribuição[editar código-fonte]

Gostei do portal! Pretendo contribuir, mas não sei ao certo como proceder. [ ]s, Marcelo. usuário:201.26.99.68 não assinou.

Respondido na página do usuário! Lusitana 09:02, 30 Março 2006 (UTC)

onde encontrou a info que a familia Metrass é de origem alema? sempre ouvi dizer que a origem seria italiana. a propósito, eu sou uma das poucas Metrass existentes... Ana Maria Fischer-Metrass P. --62.158.12.187 15:45, 2 Dezembro 2006 (UTC)


Robson Camargo 07:05, 13 Fevereiro 2007 (UTC)[editar código-fonte]

Bom dia!

gostaria de começar um portal ou sub de Teatro poderia me dar umas dicas???

Robson Camargo 07:03, 13 Fevereiro 2007 (UTC)

Olá Robson. Pode começar por ler as instruções em Wikipedia:Portal onde se encontra um "portal-exemplo" que pode utilizar para criar um novo. Se quiser também pode copiar o lay-out de outro portal já existente para a nova página do portal e simplesmente substituir o conteúdo. Relembro que é aconselhável só começar um portal quando se tem intenção de o manter completo e actualizado. Qualquer dúvida entre em contacto! Lusitana 07:42, 13 Fevereiro 2007 (UTC)

Acho que faltam seções específicas sobre estas áreas da arte... Concordam que também seriam categorias adequadas?

Maurício Kanno 10 de junho de 2007, 23h42

Olá Maurício, penso que animação é uma área específica que ficaria bem no Portal:Cinema, que por seu lado, já está indicado no portal de arte. A banda desenhada (quadrinhos) já existe também no Portal:Entretenimento. Mas talvez não se perca nada em incluir na árvore de categorias. Lusitana 06h19min de 11 de Junho de 2007 (UTC)
Olá, Lusitana. Obrigado pela resposta.
Não entendi bem se você concorda em incluir na árvore de categorias apenas quadrinhos ou também animação. Quanto a quadrinhos/banda desenhada estar no Portal Entretenimento, não sei se é tão adequado... Concordo que em grande parte ela é considerada apenas diversão, mas por si só não é entretenimento, esse é apenas um uso que se pode fazer dela. Enciclopedicamente falando, até pelo artigo sobre Banda Desenhada na Wiki, seria mais adequado estar em Arte (apesar de que também poderia haver referência no Portal de Entretenimento, afinal, uma boa parte da produção de HQs é voltada para isso). Veja o início do verbete sobre Quadrinhos:
"Banda desenhada (BD) em Portugal, história em quadrinhos (HQ), quadrinhos ou gibis no Brasil, é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. (...)
A banda desenhada é apontada como a Nona Arte, dando seqüência à classificação de Ricciotto Canudo.
O termo "arte sequencial" (Sequential Art) foi criado por Will Eisner para definir "o arranjo de fotos ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma idéia", e é comumente utilizado para definir o estilo. Uma fotonovela e um infográfico jornalístico também podem ser considerados formas de arte sequencial."
De todo modo, por que Cinema (que se trata de entretenimento, basicamente) não está também no Portal Entretenimento? Creio que ocorre um preconceito (inconsciente) com os Quadrinhos.
Quanto à Animação, por que então normalmente artistas plásticos e ilustradores (e não profissionais de cinema, rádio e TV) acabem produzindo animação, como Osamu Tezuka, que se dividia entre Quadrinhos e Animação? Talvez você pense que seja exagero de minha parte, devido ao meu gosto por esta forma de arte, a querer estabelecer como categoria própria. Sim, possivelmente poderia mesmo entrar como sub-categoria de Cinema. Mas também poderia entrar como sub-categoria de Artes Plásticas. Veja por exemplo esta escola em que estudo: http://www.atelier.art.br/ (aqui, animação é uma sub-categoria de artes plásticas, de desenho artístico)
O fato é que Animação estaria a meio caminho do Cinema e Artes Plásticas, enquanto Quadrinhos entre Artes Plásticas e Literatura. São artes bem interdisciplinares. Daí minha idéia de colocá-los como categorias.
De todo modo, outro problema que vejo seria em relação ao design da página, visto que estão 10 categorias colocadas, e não sei como se poderia incluir mais uma ou duas.
--Maurício Kanno 00h24min de 12 de Junho de 2007 (UTC)

Era nisso que estava agora a pensar... Vou-me debruçar sobre o assunto e tentar arranjar mais duas :P Tens alguma ideia? Lusitana 07h56min de 12 de Junho de 2007 (UTC)

Olha, se for incluir e manter em duas linhas, ficaria apertado... Sugiro colocar 3 linhas de 4 categorias cada, o que acha? Maurício Kanno 15h48min de 12 de Junho de 2007 (UTC)

Não querendo interferir com a conversa, devo referir que a Banda Desenhada, nada têm a ver com o projecto entretenimento, foi lá associada "estupidamente" pois nada tem a ver com o assunto, especialmente porque o projecto banda desenhada e respectivo portal, existem e continuam a funcionar. Mas se algum dia forem desactivados ou se for proposta a sua adesão a um portal/projecto diferente, esse seria obrigatoriamente e definitivamente este~e nunca o entretenimento. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 22h03min de 5 de maio de 2013 (UTC)[responder]

Já agora e só um aparte, este tipo de estrutura de apresentação dos portais, foi criada por mim exactamente par o Portal:Banda desenhada, e posteriormente copiado por outros portais. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 22h08min de 5 de maio de 2013 (UTC)[responder]

Adorei o Portal: Arte. Quero poder contribuir. Gostei das categorizações, isso vai me ajudar muito.

História da arte em Portugal[editar código-fonte]

Olá. Há uns tempos atrás comecei o "projecto" da história da arte em Portugal e ao longo dos tempos alguns wikipedistas têm-se juntado, contribuindo de forma esporádica. Queria agora propôr (não sei bem como é que isto funciona) que se criasse um projecto que tivesse em vista a melhoria significativa dos artigos relacionados com o assunto; achei que aqui, no portal da arte, fosse o local mais adequado para fazer este apelo. abraços —Manuel Correia (discussão) 23h09min de 8 de Maio de 2008 (UTC)

WikiProjecto:História da arte em Portugal[editar código-fonte]

Olá, Arte, as nossas boas-vindas.


Notámos o teu interesse em assuntos relacionados com a história da arte em Portugal e gostaríamos de convidar-te a participar no desenvolvimento do Projecto história da arte em Portugal. Se desejares poderás inscrever-te aqui. Para tirar alguma dúvida ou para participar na discussão geral sobre o projecto podes dirigir-te à página de discussão

Outras informações

  • nenhuma de momento

Colocamo-nos à disposição para contacto. Saudações, Manuel Correia (discussão) 17h34min de 19 de Maio de 2008 (UTC)

Novo look para o Portal[editar código-fonte]

A proposta para o novo look está aqui. Gostaria de opiniões. Eu gostei. FláviaCMsg 22h46min de 25 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Olá Flavia, deixei minhas sugestões . Abraço. --Rui Silva (discussão) 07h37min de 26 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]
Como só o Rui palpitou, tentei fazer as alterações que ele pediu. Só não retirei as categorias e as predefs porque acho que são importantes, mas deixei a árvore de categorias em uma forma mais prática para atualização.

Espero que gostem. =) FlaviaC 22h29min de 21 de março de 2009 (UTC)[responder]

Adicionar Banda Desenhada[editar código-fonte]

Ola,

seria possível adicionar o "Portal da Banda Desenhada"? Vi que houve uma discussão sobre isso, porém ela tratava de dois temas e, apesar de aparentemente todos aqueles se manisfestaram serem a favor, o link não foi adicionado.

Obrigado, --Felipe da Fonseca (discussão) 21h16min de 15 de setembro de 2016 (UTC)[responder]

Banda de rock autoral, estilo hardcore, da cidade de Cruzeiro do Oeste-PR.