Portal Discussão:Brasil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrela de portal destacado Portal:Brasil é um portal destacado. Isto significa que foi identificado como um dos melhores portais produzidos pela comunidade. Se puder atualizar ou melhorá-la, por favor, faça-o.
Etapas passadas por este portal
Data Processo Resultado
22 de maio de 2010 Candidato a portal destacado Promovido
6 de maio de 2018 Revalidação de portal destacado Mantido
Estatuto atual: Portal destacado

O texto que aqui estava foi movido para: Wikipedia Discussão:Projetos/Cidades do Mundo/Brasil Mateus Hidalgo diga! 01:03, 17 Fevereiro 2006 (UTC)

Visual do Portal[editar código-fonte]

Gostei do visual, só acho um absurdo essa imagem da bandeira girada para baixo, com a faixa branca curvada para cima. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 00:45, 11 Janeiro 2007 (UTC)

Por favor, atualizem a imagem da bandeira nacional e corrijam a orientação da faixa, cruvando-se para cima.

Edição do layout do Portal[editar código-fonte]

O Portal do Brasil é bem antigo, porém, eu acho um pouco "largado", deixado de lado. então mudei o visual dele, sem alterar seu conteúdo atual, e adicionei mais um tópico, um sobre imagens.

Eu penso em trabalha neste Portal assim como eu faço nos que eu criei ou apenas edito.

Até a próxima edição. --Rodrigo Ventura (discussão) 06h43min de 26 de Julho de 2008 (UTC)

Eu tentei editar o Portal, mas me atrapalhei, e entao fui em historico e desfiz minha edicao.--200.152.221.226 (discussão) 07h06min de 31 de Julho de 2008 (UTC)

Já foi dito - Arco branco da bandeira[editar código-fonte]

Um usuário já alertou, mas nada foi feito. Por que a bandeira brasileira aparece de "cabeça para baixo"? Protesto? ignorância? Pelo amor de Deus, arrumem isso! O "arco" branco da bandeira não é curvado para cima, mas para baixo.--201.83.120.223 (discussão) 11h20min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)Nelson

Pelo visto não foi só eu que notou este absurdo. -- Tmpsantos 22/05/10

Tudo bem estilizar, mas a bandeira brasileira que simboliza o portal está errada: a curvatura da faixa está do lado errado. Ela deveria ser descendente da esq. para a direita. YANGUAS diz!-fiz 14h42min de 14 de setembro de 2009 (UTC)[responder]

Condecoração[editar código-fonte]

Condecoração de Mérito Nacional do Brasil
~~~~

{{Condecoração de Mérito Nacional do Brasil}}


Como uma motivação não é nada demais, criei essa condecoração (que também está sendo usado no Wikipédia Inglês) para motivar todos os editores da Wiki Pt em geral, a fim de acabar com os esboços... Porque isto aqui, não é o Português Simples... A partir de agora, desejo a todos os editores boas contribuições e que venham a melhorar cada vez mais, a nossa Wikipédia Lusófona!! Cumprimentos e até breve. Alegre  ∴ Light Warrior ∴ Conspiração...?!? 04h47min de 21 de outubro de 2009 (UTC)[responder]

Tentativa de consenso[editar código-fonte]

Criei aqui uma tentativa de consenso propondo que, aos artigos Wikipedia:Versões da língua portuguesa e Wikipedia:Ortografia, seja acrescentada uma nova secção intitulada "Artigos com forte afinidade a certos países lusófonos" que recomende que os artigos diretamente relacionados com um dado país lusófono sejam redigidos na variante da língua em uso nesse país. Por exemplo: o artigo Amazônia deve ser redigido em português do Brasil; Lisboa em português de Portugal; Malanje em português de Angola; etc. Regras idênticas existem noutros projetos, designadamente na Wikipédia de língua inglesa. Participe na discussão! Um abraço lusófono, -- Manuel de Sousa msg 16h58min de 7 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Quero contribuir[editar código-fonte]

Olá, gostaria de contribuir com o Portal Brasil, como posso fazer?Naner Wikipedista (discussão) 17h52min de 6 de setembro de 2015 (UTC)Naner Wikipedista[responder]

Novo: Eventos atuais[editar código-fonte]

Olá pessoal! Estou aqui para propor a reformulação de Portal:Brasil/Datas. Não vejo qualquer relevância em apresentar essas hiperligações no portal sobre listas de datas comemorativas. Por influência da nossa WP:Página principal e de certas notícias que não podem ser adicionadas a Predefinição:Eventos atuais (em razão da instrução 5), proponho transformar essa seção de datas comemorativas em uma seção de eventos atuais relacionados ao Brasil. A aparência proposta pode ser vista em Ligação permanente/49675039, e foi estabelecida a partir de um leiaute proposto no ano passado por Gato Preto e outros wikipedistas para a PP, mas que não teve grande sucesso. Entretanto, para o Portal:Brasil a o leiaute é interessante pois algo parecido já utilizado atualmente com a ajuda de Predefinição:Txtbold. Assim, proponho essa reformulação e as instruções abaixo relacionadas para tentar regulamentar a adição de notas e prevenir conflitos.

As regras abaixo foram adaptadas das instruções para a seção Eventos atuais da Página principal, e aprovadas por consenso na discussão do Portal:Brasil. O desrespeito insistente a elas pode resultar no bloqueio do usuário.

  1. O evento da nota deve estar contido no artigo principal ao qual ela se refere, com as devidas fontes.
  2. As notas sobre eventos ocorridos mais recentemente devem estar acima das demais.
  3. A seção deve ter de 5 a 7 notícias curtas, sempre respeitando o leiaute do portal para evitar espaços vazios ("em branco").
  4. Ao adicionar uma nova nota, a mais antiga deve ser removida e colocada em /Arquivo, caso crie um espaço em branco na página principal, como está dito na instrução imediatamente anterior.
  5. Deve conter notícias gerais de interesse nacional. Evite notícias que só interessam a São Paulo ou ao Rio de Janeiro.
  6. É importante que as notícias sejam de caráter factual e que instiguem o interesse público. Evite por exemplo: "a cidade de 'Ferreirinha' comemora seu 6.º aniversário" ou "clube 'Atlético' vence por 3 a 0 partida do campeonato regional de futebol".
  7. Os temas devem ser mais variados o quanto possível. Para isso, notas com repetição temática podem ser removidas, atualizadas, complementadas ou associadas (vide exemplos sobre Venezuela, ataque químico e eleições).
  8. A imagem atual deve permanecer até que seja incluída nova notícia, desde que haja imagem para esta notícia.
  9. As notas devem ser escritas segundo a linguagem culta do português. Não se deve iniciar o texto das notas com artigos gramaticais. Por exemplo: não use "A polícia militar…"; use apenas "Polícia militar..."
  10. As notas devem ter todas as ligações internas necessárias para o completo entendimento da informação. Só deve haver ligações internas para páginas já existentes.
  11. O negrito deve ser utilizado na ligação interna ao principal artigo de todas as notas.
  12. Os verbos devem estar conjugados no presente do indicativo. Por exemplo: não use "Governo anunciou reforma..."; prefira usar "Governo anuncia reforma..."
  13. Ao citar eventos desportivos envolvendo seleções nacionais, deve ser feita uma ligação para artigo sobre a seleção ou confederação relacionada ao desporto, e não para o artigo sobre o país. Por exemplo, ao citar a seleção brasileira de futebol, a ligação deve ser para o artigo Seleção Brasileira de Futebol Masculino, e não para Brasil.

O que acham? Sugestões? Concordam?? --Luan (discussão) 22h05min de 24 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Concordo É importante que a informação seja abragente, evitando a concentração dos tópicos. O tom deve ser sempre culto como é consagrado pelo uso. O primeiro ponto é a meu ver fundamental junto com o quarto. Salve, Gato Pretotrovai-me! 16h52min de 26 de agosto de 2017 (UTC)[responder]
Feito 49732204]. --Luan (discussão) 19h43min de 31 de agosto de 2017 (UTC)[responder]