Possun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Kposun, Kpó ou Possun é um Vodun cultuado pelos povos Ewe-Fon na África e no Brasil, a tradução é homem leopardo. O culto de Kposun é sòmente realizado no Brasil pela nação Jeje, é um vodun de características próprias e sendo impossibilitado de ser cultuado pelas demais tradições afro-descendentes.

Segundo as tradições Jeje, Kposun Pertence à família de Heviossô e são chamados de Ji-vodun (divindades que habitam o céu), mas também tem particularidades com os Ayi-vodun (divindades que habitam a terra) que tem como Vodun principal Azansun.

Como Kposun está ligado à terra e também ao céu, segundo algumas lendas é este vodun que abre a passagem dos mortos junto com Avimadjé (vodun do culto de Azansun), para que Ku (A Morte) possa recebê-los no firmamento.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre candomblé é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.