Praça Visconde de Cairu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Praça Cairu)
Ir para: navegação, pesquisa
Praça Visconde de Cairu
Salvador, Bahia Bahia,  Brasil
Foto de Praça Visconde de Cairu
Panorama da praça vista da Cidade Alta.
Nomes anteriores Praça Visconde de Cayru (grafia arcaica)
Tipo Praça
Cruzamentos Avenida da França, Avenida Lafaiete Coutinho, Avenida das Naus, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Rua Portugal, Rua Santos Dumont, Rua da Conceição da Praia
Lugares que atravessa Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Terminal Turístico Náutico da Bahia

A Praça Visconde de Cairu, ou simplesmente praça Cairu, é uma praça localizada no Comércio, na Cidade Baixa em Salvador, no estado da Bahia. Nela se encontra o Mercado Modelo, o Monumento à Cidade de Salvador e a estação inferior do Elevador Lacerda, como também o Terminal Náutico da Bahia, beirando a Baía de Todos os Santos e o Forte de São Marcelo mais ao fundo.

A Praça foi construída entre o fim do século XIX e início do século XX. O nome é em homenagem a José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, político baiano. No local, encontra-se uma estátua de bronze do Visconde e a antiga residência usada por ele, a qual iria ser reformada para a construção de um luxuoso hotel, uma unidade da Rede Hilton.[1] O projeto foi abortado e o sobrado junto a outros seis imóveis na região foi escolhido para ser sede do futuro Museu da Música Brasileira e do Arquivo Histórico Municipal de Salvador. Decreto municipal de setembro de 2015 estabeleceu a utilidade pública dos imóveis para a posterior desapropriação.[2]

No fim de 2013, foi assinado convênio de 6,2 milhões de reais do Ministério do Turismo, por meio da Caixa Econômica Federal, para a Prefeitura de Salvador para requalificação da praça. Com outros 15 milhões de reais do Município de Salvador, a praça passará a ter 15 mil metros quadrados a partir do fechamento da Rua da Bélgica e de parte da Avenida Lafaiete Coutinho (Avenida Contorno) e da Avenida da França, objetivando a integração com o novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador e uso exclusivo para pedestres e ciclistas. As obras ainda incluem mudanças em ruas próximas, no calçamento da praça e no Mercado Modelo. O projeto arquitetônico foi doado ao governo municipal por Fernando Frank, um dos arquitetos da Casa do Comércio (localizado na Avenida Tancredo Neves).[3]

A partir de 2014, a festa de Ano-Novo da cidade organizada pela prefeitura teve lugar na praça com apresentações musicais gratuitas.[4] [5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Praça Visconde de Cairu

Referências

  1. «Rede Hilton vai implantar hotel de luxo na Praça Cairu». SECOM (Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia. 6 de fevereiro de 2007. Consultado em 17 de fevereiro de 2013. 
  2. Marquezini, Giulia. (03/09/2015). "Prédio na Praça Cayru se torna de interesse público e abrigará museu". Correio. Visitado em 13 de setembro de 2015.
  3. Mota, Alexandro. (17/12/2013). "Praça Cayru terá calçamento semelhante ao da nova Barra". Correio. Visitado em 13 de setembro de 2015.
  4. Andrade, Hailton. (29/12/2013). "Multidão lota a Praça Cairu no primeiro dia do Réveillon de Salvador". Correio. Visitado em 13 de setembro de 2015.
  5. (05/12/14) "Réveillon 2015: Salvador terá festa em três pontos da cidade". Portal EBC. Visitado em 13 de setembro de 2015.