Praia do Chega Nego

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praia do Chega Nego
Praia do Jardim dos Namorados
Localização
Coordenadas
Banhado por
Localização
Descrição
Tipo de praia
oceânica
Banhada por
Funcionamento
Acesso público
Mapa

A Praia do Chega Nego, também conhecida como praia do Jardim dos Namorados[1], está situada no bairro da Pituba, sendo a segunda praia deste bairro seguindo a Praia da Pituba.

Esta praia tem início após a Arena Aquática Salvador, onde se localizava o antigo Clube Português, passando por onde se localiza o parque denominado de Jardim dos Namorados e terminando na foz do rio Camarajipe, onde tem início a praia de Jardim de Alah.

A partir do século XIX, a praia ganhou o topônimo de "Chega Nego" em referência ao local de desembarque de escravos traficados por, entre outros, Francisco José Godinho, assim como, após a proibição do tráfico de escravos para o Brasil, por contrabandistas[2].

Ao longo do século XX, a praia também passou a ser conhecida pelo topônimo de Praia do Bico de Ferro, em referência a um bar de mesmo nome que se situava na região onde hoje está o Parque Jardim dos Namorados[2].

A partir da inauguração do parque, em 1969, a praia passaria cada vez mais a ser conhecida por praia do Jardim dos Namorados, caindo o topônimo original em desuso já na década de 1970[2].

Esta praia não é propicia ao banho de mar e é utilizada principalmente para a pesca de molinete, e mais eventualmente para a prática do surfe.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Praia Jardim dos Namorados». Consultado em 2 de fevereiro de 2014. Arquivado do original em 19 de fevereiro de 2014 
  2. a b c JARDIM DOS NAMORADOS | Toponímia da Cidade com Cid Teixeira, consultado em 29 de fevereiro de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre praias da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.