Guerra em Donbas (2014–2022)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manifestantes pró-Rússia removendo a bandeira da Ucrânia em um edifício em Oblast de Donetsk.
Bandeiras com as faixas da Ordem de São Jorge tem sido adotadas pelos manifestantes. Essas cores simbolizam o valor militar russo, e foram usadas em condecorações concedidas nos exércitos russos e soviéticos[1]

Como reação à derrubada do governo pró-russo na Ucrânia em 22 de fevereiro de 2014[nb 1], começaram a ocorrer protestos pró-Rússia nas regiões leste e sul do país.

Alguns meios de imprensa em russo têm se referido ao fenômeno como "Primavera Russa"[2] [3], por outro lado foi detectada a presença de cidadãos russos participando de tais protestos[4] [5].

Os protestos ocorreram em pelo menos 11 cidades como: Donetsk, Carcóvia[6], Odessa, Luhansk, Mikolayiv[7], Dnipropetrovsk[4], Mariupol[2], Melitopol[8] e Kherson[9] [nb 2].

Durante os protestos, muitos ativistas utilizavam bandeiras da Rússia e bandeiras e fitas com faixas laranja e preto (faixas da Ordem de São Jorge, utilizadas pelos nacionalistas russos)[7].

Cronologia

  • 1º de março:
  1. o presidente deposto da Ucrânia Viktor Yanukovich escreveu uma carta para Vladimir Putin pedindo-lhe para usar as forças armadas da Federação Russa para estabelecer a legitimidade, a paz, a lei e a ordem, a estabilidade e para defender o povo da Ucrânia;
  2. manifestação em Carcóvia reuniu dezenas de milhares de pessoas que invadiram a sede da administração regional e obrigaram partidários do governo central e ficar de joelhos e a pedir desculpas por provocações;
  3. manifestação em Donetsk elege o "governado do povo" e tenta invadir a sede da administração regional;
  4. a Câmara Municipal Donetsk propôs ao Conselho Regional de Donbass que realizasse um referendo sobre o destino da região, que incluísse a possibilidade de considerar o russo com uma língua oficial ao lado do ucraniano, a Rússia como um parceiro estratégico da região e uma maior autonomia[10];
  5. a Câmara Municipal de Mariupol foi tomada por manifestantes[2];
  6. manifestação em Lugansk[nb 3] reúne cerca de 10.000 pessoas que pedem a realização de um refendo[11];
  7. manifestação contra o fascismo e a violência e favorável à unificação da de uma união da Ucrânia com a Rússia e a Bielorrússia e à realização de um referendo, reuniu mais de 400 pessoas em Kherson[9].
  • 2 de março:
  1. o Conselho Regional de Luhansk adotou posições semelhantes às da Câmara Municipal Donetsk, e, além disso: declarou a ilegitimidade das novas autoridades executivas, pediu o desarmamento dos grupos armados ilegais, a proibição de organizações pró-fascistas e neo-fascistas, e reservou-se o direito de procurar a ajuda de o povo irmão da Federação Russa[12];
  2. pouco após à supracitada decisão, uma manifestação dirigida pela Guarda de Luhansk passou a exigir que os deputados solicitassem à Vladimir Putin o envio de tropas, e diante da recusa, houve a ocupação do edifício[2].
  • 5 de março: tomada da sede do governo regional na cidade de Donetsk.
  • 6 de março: retomada da sede do governo regional na cidade de Donetsk pela polícia, que deteve Pavel Gubarev e várias dezenas de manifestantes[14] [15].
  • 13 de março: um[nb 4] defensor do regime ucraniano foi morto a facadas por militantes pro-russos em decorrência de confrontos iniciados na Praça Lênin da cidade de Donetsk[16] [17] [18] [19] [20] [21].
  • 14 de março: duas pessoas foram mortas em Carcóvia, atingidos por disparos de nacionalistas ucranianos[16] [22].
  • 15 de março:
  1. depois de três mortes nos protestos em Donetsk e Carcóvia, o presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchynov, falando ao parlamento, disse que o governo russo estava organizando e financiando protestos no leste da Ucrânia e alertou para a ameaça de uma invasão russa do leste do país;
  2. por outro lado, Sergei Lavrov afirmou que autoridades russas estavam analisando pedidos para atuar na defesa de cidadãos residentes na Ucrânia, em um contexto no qual o presidente Vladimir Putin foi autorizado pelo parlamento para implantar forças armadas na Ucrânia para proteger os russos étnicos e de língua russa após a queda do presidente pró-Moscou Viktor Yanukovich[nb 5];
  3. manifestantes pró-russos atacaram um edifício de serviços de segurança em Donetsk exigindo a libertação de Pavel Gubarev e o direito de decidir por meio de referendo a separação com a Ucrânia e a adesão à Rússia[16].
  • 22 de março: manifestação em Melitopol sem caráter separatista, mas que defendia a realização de um referendo para que os cidadãos pudessem decidir se desejam estreitar os laços com a União Europeia ou com a Rússia e se a Ucrânia deve se converter em uma federação[8].
  • 29 de março: cerca de 300 pessoas participaram de uma manifestação antifacista em Melitopol sem caráter separatista, mas que defendia a amizade com a Rússia[24].

Líderes

Notas

  1. Algumas fontes relatam a formação de grupos para-militares pro-russos antes da derrubada de Viktor Yanukovich (cf. Mushrooming Citizen Patrols In Ukraine Raise Fear Of More Violence, Divisions, em inglês, acesso em 28 de março de 2014.)
  2. Também merece registro a realização de um protesto junto à estátua de Lênin em Kiev, no dia 1º de março de 2014, que no entanto não é relacionado nessa lista pois embora tenha sido um protesto contra as novas autoridades, a rigor não teve caráter pró-russo, mas anti-fascista (cf. Митинг в Запорожье: Мы не признаем хунту, захватившую власть вооруженным путем. Фото, em russo, acesso em 28 de março de 2014.)
  3. Nesse dia ocorreram manifestações em algumas outras cidades na região de Lugansk (cf. НАД ЗДАНИЕМ АДМИНИСТРАЦИИ ЛУГАНСКА ПОДНЯЛИ РОССИЙСКИЙ ФЛАГ, em inglês, acesso em 28 de março de 2014.)
  4. Algumas fontes falam em até três mortos.
  5. Embora tenha dito também que: "Moscou não pode e não tem planos para invadir o leste da Ucrânia".

Referências

  1. Ukraine crisis: What do the flags mean?, em inglês, acesso em 23 de março de 2014.
  2. a b c d "Русская весна" на Юго-Востоке Украины, em russo, acesso em 24 de março de 2014.
  3. a b «Русская весна» восточной Украины, em russo, acesso em 31 de março de 2014.
  4. a b c From Russia, ‘Tourists’ Stir the Protests, em inglês, acesso em 27 de março de 2014.
  5. a b #BBCtrending: Russian site recruits 'volunteers' for Ukraine, em inglês, acesso em 28 de março de 2014.
  6. Ukraine accuses Russia of invasion in Crimea, em inglês, acesso em 23 de março de 2014.
  7. a b Pro-Russia Protesters Storm Donetsk Offices, em inglês, acesso em 23 de março de 2014.
  8. a b Мелитопольцы встретили «Русскую весну» и собрали подписи за референдум. Фото, acesso em 31 de outubro de 2014.
  9. a b В Херсоне прошел пророссийский митинг, em russo, acesso em 28 de março de 2014.
  10. В Харькове митингующие ворвались в здание областной администрации, em russo, acesso em 28 de março de 2014.
  11. a b В Луганске прошел десятитысячный митинг против новой власти на Украине. ФОТО em russo, acesso em 28 de março de 2014.
  12. Облсовет Луганска угрожает разоружить Майдан руками "братской" России, em russo, acesso em 28 de março de 2014.
  13. Ukraine's Yanukovych asked for troops, Russia tells UN, em inglês, acesso em 24 de março de 2014.
  14. Ukrainian city of Donetsk epitomizes country's crisis, em inglês, acesso em 27 de março de 2014.
  15. Ukraine police on alert as violence erupts at pro-Russia demo, em inglês, acesso em 27 de março de 2014.
  16. a b c d Russia vetoes UN resolution on Crimea referendum, em inglês, acesso em 24 de março de 2014.
  17. Дві людини загинуло під час сутичок між учасниками мітингів у Донецьку, em ucraniano, acesso em 24 de março de 2014.
  18. На мітингу в Донецьку загинула людина, 10 у лікарнях, em ucraniano, acesso em 24 de março de 2014.
  19. Дві людини загинуло під час сутичок між учасниками мітингів у Донецьку, em ucraniano, acesso em 27 de março de 2014.
  20. One dead in Ukraine clash in eastern city, em inglês, acesso em 27 de março de 2014.
  21. a b Euromaidan protestors start fight with pro-Russia activists in Donetsk, em inglês, acesso em 28 de março de 2014.
  22. Two Killed in Ukraine as Protesters Clash in Kharkiv, em inglês, acesso em 24 de março de 2014.
  23. В Донецке участники пророссийского митинга требуют проведения референдума 25 мая, em russo, acesso em 31 de março de 2014.
  24. В Мелитополе прошел антифашистский митинг. Фото, em russo, acesso em 31 de março de 2014.
  25. Власти необходимо не игнорировать движения в поддержку федерализации, а предлагать свое виденье - Бондаренко, em russo, acesso em 31 de março de 2014.
  26. Tide of opinion turns against Russia in Ukraine's east, em inglês, acesso em 28 de fevereiro de 2014.
  27. В Луганске задержан лидер сепаратистов Александр Харитонов, em russo, acesso em 23 de março de 2014.
  28. В Ростовской области началась запись активистов, готовых отправиться в Украину, em russo, acesso em 28 de março de 2014.