Punky Brewster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Punky Brewster
Informação geral
Formato Série
Gênero Sitcom
Duração 24 min (NBC)
22 min (Syndicated)
Criador(es) David W. Duclon
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Rick Hawkins
Liz Sage
Produtor(es)
associado(s)
Michael Holt
Elenco Soleil Moon Frye
George Gaynes
Susie Garrett
Cherie Johnson
T. K. Carter
Ami Foster
Casey Ellison
Tema de abertura "Every Time I Turn Around" - Gary Portnoy
Emissora de
televisão original
Estados Unidos NBC (1987-1988)
Brasil SBT
Brasil Band
Transmissão original 16 de setembro de 198427 de maio de 1988
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 88 (44 NBC e Syndicated)

Punky Brewster (Punky, A Levada da Breca, no Brasil) é uma série televisiva americana que foi transmitida originalmente durante os anos de 1984 a 1988, em 88 episódios. Nos Estados Unidos, a série foi exibida na NBC de 16 de setembro de 1984 até 7 de setembro de 1986, tendo sido exibida novamente por syndication de 26 de setembro de 1987 até 27 de maio de 1988.

A série gerou também um desenho animado, e na época do seu lançamento a personagem ganhou vários produtos que foram lançados no mercado.

No Brasil, a série foi transmitida pelo SBT com o nome de Punky, A Levada da Breca, repetindo o mesmo sucesso dos Estados Unidos. Em 2008, a série foi comprada pela Rede Bandeirantes de televisão. A dublagem original, realizada nos estúdios da Elenco, pertence exclusivamente ao SBT, e por essa razão a série foi totalmente redublada. A primeira reexibição da série ocorreu em 25 de dezembro de 2008, com um especial de natal.[1]

Em 10 de agosto de 2015, a série volta a grade de programação do SBT às 13:30, com a sua dublagem clássica.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Penélope 'Punky' Brewster é uma garota engraçada e bem humorada, abandonada (supostamente) por seus pais. O pai de Punky deixou a família quando ela tinha dois anos, e anos mais tarde, foi abandonada por sua mãe, que a levou até um supermercado (shopping center na dublagem brasileira) em Chicago e desapareceu. Punky então fica sozinha, apenas com a companhia do seu cão Pinky (Brandon, no original). Logo depois, ela descobre um apartamento vago em um prédio local e passa a viver lá.
O prédio era gerenciado pelo fotógrafo Arthur Bicudo (Henry Warnimont), um senhor viúvo. Punky rapidamente se torna amiga de Cátia Alves (Cherie Johnson), uma garota que vive no andar acima do apartamento de Arthur, e sua avó Luíza Alves (Betty Johnson). Quando Arthur descobre Punky no apartamento vazio adjacente ao seu, ele ouve a história da garota e se emociona, se tornando como um pai para a garota, a adotando mais tarde.
Devido a dificuldade de comportamento da garota, a série é repleta de trapalhadas e situações inusitadas, contando com a presença de mais algumas personagens amigas de Punky, como Júnior Anderson (Allen Anderson), e a esnobe Margot (Margaux Kramer).
Há vários episódios memoráveis durante a série, como um no qual Cátia acaba presa em um refrigerador velho durante um jogo de esconde-esconde, consequentemente sofrendo de falta de oxigênio, e Punky e Margot salvam sua vida aplicando técnicas de reanimação cardiorrespiratória aprendidas na escola. Há também um dos mais sérios episódios da série, no qual trata de abuso sexual de menores.

Companhias produtoras[editar | editar código-fonte]

A série foi produzida pela Lightkeeper Productions e NBC Productions durante o período em que a série foi exibida. Depois, quando a série foi revivida para exibição pela primeira vez por syndication, a NBC não pode co-produzir os episódios, por leis da FCC existentes que regulavam a intervenção de emissoras regulares na programação de TVs 'syndicated'. Então, eles fizeram um acordo com a Columbia Pictures - na época Coca-Cola Telecomunications - para co-produzir mais duas temporadas da série, mais os direitos do sistema syndicated que a NBC possuía antigamente.
Atualmente, os direitos de exibição da série inteira pertencem a Sony Pictures Entertainment, enquanto a NBC Universal Television Distribution controla os direitos de exibição fora dos Estados Unidos. As temporadas 1, 2 e 3 estão atualmente disponíveis em DVD na região 1. Em 10 de julho de 2007, a primeira temporada foi novamente lançada em volumes separados para os pais e fãs que não desejam comprar a série inteira. De acordo com a Shout! Factory, a quarta e última temporada estava agendada para lançamento em 26 de fevereiro de 2008.[3] O que acabou não ocorrendo.

Canção-tema[editar | editar código-fonte]

A canção-tema da série, chamada "Every Time I Turn Around", foi escrita por Gary Portnoy e Judy Hart Angelo, sendo cantada pelo próprio Portnoy.

Na dublagem da Elenco, foi composta uma canção-tema totalmente diferente da original, de autoria de Mário Lúcio de Freitas e Marcelo Gastaldi.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Versão Elenco (SBT)[editar | editar código-fonte]

  • Penélope 'Punky' Baker (Soleil Moon Frye): Denise Simonetto
  • Arthur Bicudo (George Gaynes): Mário Jorge Montini
  • Luíza Alves (Susie Garrett): Isaura Gomes
  • Cátia Alves (Cherie Johnson): Márcia Gomes
  • Margot Kramer (Ami Foster): Telma Lúcia
  • Júnior Anderson (Casey Ellison): Angélica Santos
  • Michael 'Mike' Fulton (T. K. Carter): Luís Carlos de Moraes
  • Eduardo 'Edu' Malvin (Eddie Deezen): Orlando Viggiani

Versão Dublavídeo (DVD / Rede Bandeirantes)[editar | editar código-fonte]

  • Penelope 'Punky' Baker (Soleil Moon Frye): Jussara Marques
  • Arthur Bicudo (George Gaynes): Sidney Lilla
  • Luíza Johnson (Susie Garrett): Isaura Gomes
  • Cátia Johnson (Cherie Johnson): Raquel Marinho
  • Margot Kramer (Ami Foster): Tatiane Keplmair
  • Júnior Anderson (Casey Ellison): Bruno Marçal
  • Michael 'Mike' Fulton (T. K. Carter): Wendel Bezerra
  • Eduardo "Edu" Malvin (Eddie Deezen): Rodrigo Andreatto

Spin-offs[editar | editar código-fonte]

O último episódio da primeira temporada, "Sob as Garras de um Ladrão" ("Fenster Hall", no original) foi uma tentativa falha de criar um spin-off de Punky Brewster. Foi exibido originalmente como um episódio de uma hora, porém foi editado e dividido em dois episódios mais curtos nas reprises por syndicated.

Punky (It's Punky Brewster!, no original) foi um spin-off animado com o elenco original que foi exibido pela NBC nas manhãs de sábado. O cartoon foi produzido pela Ruby-Spears e NBC Productions e exibido desde 14 de setembro de 1985 até 4 de setembro de 1988, com um total de 26 episódios, sendo mais tarde licenciado para exibição em syndicated pela Claster Television.

Nessa série animada (também exibida no Brasil pelo SBT) os nomes originais dos personagens foram poupados pela dublagem, ou seja, não sofreram a mesma troca que ocorreu com a série live-action. Uma grande novidade nesse desenho é a inclusão de um novo personagem animal conhecido como Glomer;(Dublado por Nelson Machado), uma criatura que veio do mundo no final do arco-íris, tendo uma aparência que lembra o cruzamento de um Leprechaun com um urso de pelúcia. Ele possui vários poderes mágicos e tem a habilidade de transportar Punky e seus amigos para qualquer parte da Terra instantaneamente. Alguns episódios mostram Glomer tendo que corrigir seus erros quando executa suas mágicas. Em um deles, Glomer transforma Henry em uma estátua de Júlio César. Já em outro, Punky descobre que pode fazer qualquer pedido ao Papai Noel - que, neste episódio está de férias, vestindo uma camisa havaiana - e, por um acidente, acaba antecipando o Natal para julho (em pleno verão norte-americano). Punky, então, decide não pedir mais nada ao Papai Noel, entendendo o quanto ele trabalha duro para dar os presentes para todas as crianças ao redor do mundo.

Exibição no Brasil[editar | editar código-fonte]

Punky foi exibida primeiramente pelo SBT, entre 1989 e 2000. Apesar de exibir regularmente o seriado, a emissora frequentemente cortava episódios para ajustá-los ao espaço disponível na grade de programação.

Na dublagem clássica da Elenco, era comum haver certas referências ao Brasil, como a moeda ser o Cruzado em vez do Dólar. No episódio do jogo de beisebol, foi feita uma citação ao ex-presidente Tancredo Neves e no episódio 2, o zelador Edu (Eddie), diz ter sido assistente no edifício Joelma, que segundo ele teria incendiado há pouco (o que configura um grave erro na dublagem, já que o Joelma foi destruído pelo fogo nos anos 70).

Anos depois, em dezembro de 2008, a série voltou a ser exibida, desta vez pela Rede Bandeirantes. A nova dublagem e o horário não agradaram ao público e a emissora, já em fevereiro de 2009, retirou do ar a série, que apresentava baixos índices de audiência.

Em agosto de 2015, é anunciada a volta da série para grade de programação do SBT, com sua dublagem clássica.[2]

Lançamentos em DVD[editar | editar código-fonte]

As temporadas 1-3 foram lançadas em DVD para a região 1 pela Shout! Factory, apenas nos Estados Unidos. Há uma especulação de que as temporadas três e quatro não foram lançadas tão rapidamente que as duas primeiras porque a Shout! Factory havia perdido os direitos de distribuição. Todos os lançamentos contém spin-offs animados de It's Punky Brewster!.

Nome do DVD Número de Episódios Lançamento: (EUA) Informação adicional
Season One 20 1 de julho de 2004
  • Novas entrevistas com as atrizes Cherie Johnson e Ami Foster, o criador/produtor executivo David W. Duclon e o escritor Barry Vigon
  • Quatro episódios do spin-off animado.
Season One (Relançamento) 20 10 de julho de 2007
  • A primeira temporada foi dividida em volumes, para os pais e fãs que não tem interesse em comprar a temporada completa, como mencionado por Brian Ward da Shout! Factory [1]
Season Two 22 8 de fevereiro de 2005
  • spin-off animado
  • Entrevista com George Gaynes (Henry Warnimont, "Arthur Bicudo").
Season Three 22 25 de julho de 2006
  • 2 horas e meia do spin-off animado.
Season Four 22 26 de fevereiro de 2008 [2]
  • spin-off animado
  • Jogo de Quiz

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]